NOVEMBRO AZUL É DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e causa de 28,6% de mortes nesta população. No Brasil, um homem falece a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A Câmara de Santos tem papel importante na prevenção a partir da aprovação da Lei Municipal 2.938 de 2013 que colocou o Novembro Azul no calendário oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

De iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB), a lei embora tenha caráter nacional, tem por objetivo fortalecer ações voltadas às campanhas de conscientização e prevenção no Município.

Dados do (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele). “Penso que o maior desafio é convencer o homem a vencer o medo, a vergonha e a falta de tempo para se cuidar”, disse o vereador Ademir Pestana.

O parlamentar lembra que no início, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada, diminuindo a chance de cura.

Álbum de Fotos