Moradores do Monte Cabrão fazem reivindicações durante reunião

Encontro reunião vários órgãos púbicos

1 curtiu

Ampliação de horários e quantidade de linhas de ônibus, colocação de abrigos de passageiros e lombadas, solução para o problema de falta d´água e melhoria na qualidade e distribuição de energia elétrica, foram algumas das reivindicações apontadas pelos moradores de Monte Cabrão, na área continental de Santos, durante reunião realizada no dia 17/04/12.

Promovida pela Câmara, através da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha a atuação dos órgãos públicos na Região Continental, o encontro aconteceu na UME Rural do bairro, sendo intermediado pelo vereador Benedito Furtado (PSB) que preside a CEV.

A reunião foi acompanhada pela comunidade, administrador da área continental, membros das Sociedades de Melhoramentos de Monte Cabrão e Caruara e representantes de órgãos públicos, tais como: Secretaria de Planejamento (Seplan), Sabesp, Translitoral, Viação Bertioga, Cohab e CET. A  presidente da Sociedade de Melhoramentos Monte Cabrão, Francineide Souza Santos Silva cobrou informações atualizadas sobre o projeto de habitação popular no bairro em função da construção da futura unidade da Fundação Casa (antiga Febem). O decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin, no final do ano passado, prevê a desapropriação de uma área para moradia, além de outra destinada à construção da Fundação Casa.

A coordenadora de Projetos de Regularização Fundiária da Seplan, Carla Guimarães Pupin, disse que a secretaria já conseguiu recursos para que seja feito todo o levantamento da área, para depois, dar início a carta ambiental, documento detalhado que possibilita desenvolver o processo de regularização.

Na Câmara, o vereador Benedito Furtado apresentou requerimento solicitando informações ao Governo do Estado sobre como vem se dando a tramitação para a desapropriação da área que prevê a construção da Fundação Casa. Quer saber ainda, qual a metragem reservada à habitação e previsão de início e término das obras.

O anúncio das futuras moradias é hoje o principal foco de boa parte da comunidade de Monte Cabrão que reside em áreas de risco e de preservação permanente. Para o vereador, a reunião possibilitou  esclarecer dúvidas a respeito de temas considerados de suma importância para a comunidade, como também, levou os órgãos ali representados, a assumirem o compromisso de solucionar alguns dos problemas apontados.

A Translitoral comprometeu-se em providenciar mais uma linha de ônibus no bairro, no horário das 6h30; a Sabesp instalará um equipamento que identifica pontos problemáticos de insuficiência de água. Pela CET ficou o compromisso de elaborar um projeto para implantação de sinalização, lombadas e abrigos de ônibus. Já a CPFL não enviou representante.

Intermediado pelo vereador, um grupo de moradores vai se reunir com a empresa. Dentre as reivindicações, estão:  a necessidade de iluminação em algumas ruas, e na estrada de acesso principal ao Monte Cabrão, além da troca de lâmpadas queimadas.

Assessoria tels (13) 3219.2591 /  (13) 3211.4133

Gabinete Vereador Benedito Furtado