Moradores da Àrea Continental apelam por segurança

Na Câmara, vereador cobra mais viaturas e aumento de efetivo

Com cerca de 6 mil habitantes, a área continental, em Santos, tem sido alvo da criminalidade. No bairro Caruara, marginais têm ficado de prontidão na pista principal, em frente a rua Tupy, à espera de motoristas que, ao reduzirem a velocidade de seus veículos nas lombadas, são assaltados. Comerciantes também não escapam. Recentemente, os marginais furtaram do interior de uma banca de jornal, material disponível para a venda. No bairro Caruara a viatura da polícia militar passa, no máximo, uma única vêz, enquanto que no Quilombo, inexiste policiamento. As queixas partem das entidades dos bairros Monte Cabrão e Caruara e informam, ainda, que há somente cinco policiais e uma viatura para dar cobertura à região.

O vereador Benedito Furtado (PSB), que na Câmara preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para acompanahar os problemas da área continental, apresentou na sessão do dia 26/04/12, requerimento solicitando providências junto ao comando regional da Polícia Militar e prefeitura. No ofício, o parlamentar fez menção a uma publicação no Diário Oficial de Santos, do dia 07 de julho de 2009. É que por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar, assim que fosse inaugurada uma Base da Polícia Militar, o efetivo seria reforçado de cinco para 13 homens, o que não ocorreu.

A unidade atual conta apenas com um sargento, cinco soldados e uma viatura. A publicação no D.O., dá conta de que estariam previstos a utilziação de motos no patrulhamento feito pelos 15 guardas municipais lotados na área continental, além de treinamento de jovens para a criação do programa “Guardião Cidadão Ambiental”. O vereador quer saber: quando o efetivo será reforçado; se está previsto policiamento ostensivo e preventivo com viaturas 24 horas por dia; se serão utilizadas motos no patrulhamento por guardas municipais e qual a quantidade disponível para a área continental.

Assessoria Gabinete

Vereador Benedito Furtado