Mestre de capoeira recebe medalha Braz Cubas

Curtir

A Câmara fez a entrega de Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao Mestre de Capoeira, Márcio Rodrigues dos Santos. A solenidade, que aconteceu na noite do dia (25/04) no Plenário Oswaldo Carvalho De Rosis, foi por meio de Projeto de Decreto Legislativo nº 01, de 9 de fevereiro de 2021. Presidida pelo vereador Paulo Miyashiro, a homenagem contou com alunos de capoeira, mestres e autoridades.

O homenageado conheceu a capoeira por intermédio do Projeto Capoeira nas Escolas da Prefeitura de Santos, no final dos anos 80. A partir daí passou a treinar capoeira na academia com o Mestre Fábio Fernandes de Moura e ingressando em 1997 na Associação de Capoeira Movimentos do Mestre Parada.

A outorga é de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB) que no seu discurso destacou a formação acadêmica do Mestre Márcio e as atividades desenvolvidas na região, como o Projeto Escola-Capoeira para Todos. Márcio Rodrigues dos Santos tornou-se professor de Educação Física em 1999, pela UNIMES, tendo concluído em 2001 a Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e Individualizado e ainda Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental na mesma instituição.

Prêmio - Em 2016 foi agraciado com o Prêmio Berimbau de Ouro e vencedor do Prêmio "Comunidade em Ação", pelo Melhor Projeto Esportivo da Região Metropolitana da Baixada Santista em 2020. Foi laureado com a Medalha Quintino de Lacerda em 2019; vencedor do Prêmio "Irmã Dolores" em 2015; ganhador do Prêmio Comunidade em Ação, pelo Melhor Projeto Social individual da Região Metropolitana da Baixada Santista em 2011 tendo conquistado o Prêmio "Mérito Consciência Negra" no mesmo ano.

“Pela trajetória humana, familiar e profissional, considero imperioso o justo laurel em forma de homenagem ao Professor Mestre Márcio”, disse Ademir Pestana. Para o vereador, trata-se de um cidadão santista que em muito contribui com a Região, no entretenimento dos saberes e da cultura, pelo conhecimento historicamente construído.

Álbum de Fotos