Marcelo quer mobilização para buscar melhorias no HGA

Parlamentar participou de reunião com vereadores e diretoria do Hospital Guilherme Alvaro

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santos, Marcelo Del Bosco (PPS), esteve na manhã desta quinta-feira, dia 26 de abril, no Hospital Guilherme Álvaro. Junto com outros sete vereadores, Del Bosco ouviu as explicações da diretoria do HGA em relação à UTI pediátrica.

A unidade já completou 10 meses sem atendimento. Além da falta de médicos, a explicação está em relação ao grande número de pedidos de exoneração. “Trinta e dois auxiliares de enfermagem não quiseram mais trabalhar aqui no hospital. Desse total, 12 estavam diretamente ligados à UTI pediátrica e Neo Natal”, explica Rita de Cássia Malfado de Lima, diretora da divisão técnica de enfermagem.

A imprensa também acompanhou a visita que durou aproximadamente 1 hora e meia. Depois de ouvirem os questionamentos dos vereadores, a direção do HGA apresentou um prazo para a reabertura da UTI pediátrica que, quando em funcionamento, atendia 30 pacientes por mês. A diretora Vera Lúcia Pinheiro estipulou um prazo: “Dentro de 15 a 20 dias vamos realizar a reabertura da UTI pediátrica. Já estamos com todos os equipamentos, mas estamos no processo de treinamento do pessoal para operar as novas máquinas”, afirma.

Concurso Público

A direção do HGA também disse que um novo concurso público para preencher as lacunas dos médicos está em processo de abertura. Hoje trabalham no hospital Guilherme Álvaro 360 médicos. Com a realização do concurso em julho, a previsão é contar com mais 30 a 40 profissionais. “Precisamos buscar investimentos junto ao governo estadual e federal. Temos que valorizar o funcionário do estado que recebe um salário muito defasado se comparado com os hospitais da rede privada. Todos nós temos que nos mobilizar, vereadores, prefeitos, deputados e governadores. O Hospital Guilherme Álvaro é referência para todo o litoral de São Paulo”, frisa Del Bosco.

Alternativas para a melhora no atendimento

Buscar novos parceiros e ter o apoio de uma OS (Organização Social) também foram debatidos. “Existem muitos exemplos bem sucedidos dessa parceria, mas isso tem que ser realizado com muito critério. É preciso analisar o perfil e a experiência da OS na administração pública. Hoje a prioridade é a reabertura da UTI pediátrica. Vamos ficar atentos. Nós, vereadores, fomos muito bem atendidos pela diretoria do HGA e esperamos que o prazo seja cumprido”, afirma o parlamentar.

Assessoria - vereador Marcelo Del Bosco (PPS)

13-3216-1198