Marcelo Del Bosco quer criar o "Passe Doador"

Parlamentar apresentou projeto que garante passagens gratuitas ao doador de sangue

Mesmo com inúmeras campanhas,os bancos de sangue de todo o Brasil enfrentam grandes dificuldades para manter o seu estoque em níveis considerados ideais para atender os pacientes. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente apenas 1,9% da população brasileira doa sangue.

O ideal é que até 3% da população seja doadora. Diante desse quadro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santos, Marcelo Del Bosco (PPS), elaborou um projeto de lei que prevê a gratuidade no transporte público municipal. “A nossa iniciativa é para conceder duas passagens de ônibus gratuitas para quem realizar esse ato que pode salvar vidas. Geralmente o trabalhador que vai doar sangue garante uma folga no serviço,mas a passagem para ir e voltar ao hospital é utilizada. Esse benefício serve como forma de compensação”, explica Del Bosco.

O parlamentar apresentou o projeto de lei e agora aguarda a análise do G.A.T.L- Gabinete de Assessoria Técnico Legislativa para depois passar às comissões permanentes da Câmara.“Espero que esse projeto seja pautado para que possamos debater em Plenário. Precisamos promover mais iniciativas para a população doar sangue”, afirma.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e evitar alimentos gordurosos 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, mulheres grávidas e quem adotou comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, estão temporariamente afastadas da doação.  Os intervalos de doação para homens são de 60 dias (até quatro vezes por ano) e 90 dias para mulheres(até três vezes por ano).

Assessoria Marcelo Del Bosco (PPS)

Vice-presidente da Câmara Municipal de Santos

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 3º andar - Sala 4