Marcelo Del Bosco em defesa de convênio médico ao Iamspe

Parlamentar articulou audiência com prefeito e representantes do Instituto

1 curtiu

Desde 1988 os servidores estaduais dependem somente do Sistema Único de Saúde, o SUS para serem atendidos nas 9 cidades da Baixada Santista. Em todo Estado existem um milhão e trezentos mil servidores e dependentes ligados ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Iamspe. Na região são aproximadamente trinta e cinco mil, a maioria aposentados. Sabendo da grande dificuldade dos servidores em conseguirem um convênio com alguma rede hospitalar de Santos, o Vice Presidente da Câmara Municipal de Santos, Marcelo Del Bosco (PPS) conseguiu promover um encontro entre o prefeito de Santos João Paulo Papa e representantes ligados ao Iamspe, entre eles, o superintendente Latif Abrão Júnior. “Foi fundamental essa iniciativa do vereador MarceloDel Bosco para que no futuro possamos ter uma alternativa no atendimento médico”, afirma Latif.

Encontro

Depois de ouvir o pedido dos servidores o prefeito de Santos João Paulo Papa se mostrou empenhado em conseguir ajudar. “Vou conversar com a Mesa Diretora da Santa Casa de Santos, hospital onde temos um convênio com o município para que se conseguia um acordo semelhante com os servidores estaduais”. O Superintendente do Iamspe acredita que um futuro convênio vai auxiliar a cidade de Santos. “Hoje os servidores precisam ser atendidos no SUS, caso consigamos uma parceria, mais de trinta e cinco mil pessoas iriam desafogar os leitos da rede”. Atualmente Baixada Santista dispõe de três mil leitos, para a Organização Mundial da Saúde o ideal seriam cinco mil. Apesar de ter 25,2% da população regional, Santos têm 59% do total de leitos da região. Pelo menos, 52% são leitos particulares contra 48% do SUS.

Dificuldade

Entraves como a falta de documentação e principalmente estrutura dos hospitais dificultam o convênio pago pelo Instituto por meio de tabela. Os representantes, que estiveram no gabinete do prefeito, junto com o vereador Marcelo Del Bosco também acreditam numa futura parceria com o Hospital dos Estivadores. “É mais uma estrutura que vai ser incorporada ao município e um convênio desse tipo fortalecerá a administração do hospital”, defende Del Bosco. O prefeito João Paulo Papa não descarta essa possibilidade. “Ainda vamos ver quais os moldes que o Hospital dos Estivadores vai atender a população de Santos, mas podemos pensar em futuros convênios”, explica.

Assessoria Vereador Marcelo Del Bosco
Vice Presidente da Câmara de Santos