Marcelo Del Bosco busca garantir destino certo para as bitucas de cigarro

Projeto de lei prevê a instalação de lixeiras

1 curtiu

Na sessão da próxima segunda-feira, 13, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santos Marcelo Del Bosco (PPS) vai apresentar Projeto de Lei para incentivar o descarte correto do cigarro. O parlamentar defende que a prefeitura instale lixeiras para armazenar as bitucas. “Depois que o Governo Estadual proibiu os fumantes de acenderem os cigarros em locais fechados, as pessoas fumam nas ruas e por muitas vezes jogam a bituca na calçada. Não é difícil encontrar na cidades esse tipo de sujeira”,afirma Del Bosco. O projeto prevê a instalação das lixeiras em frente a prédios e espaços públicos.

Empresários também podem aderir

A propositura não obriga os comerciantes a instalarem os “cata bitucas”, mas quem aderir pode recorrer a benefícios fiscais, quais impostos e o valor dos descontos ficam a critério do Poder  Executivo. “A ideia é incentivar o maior número de pessoas. Precisamos preservar o meio ambiente, hoje essas bitucas repletas de substâncias nocivas são jogadas no meio da rua e vão parar nas nossas praias”, explica o vereador.

O assunto já foi debatido na Câmara

O vereador Arlindo Barros (PSDB) já havia feito um requerimento, em maio de  2010, para que o município implantasse os cata bitucas. “Infelizmente a Prefeitura não atendeu a Indicação. Já se passaram dois anos e até agora poucos espaços públicos contam com o equipamento.”, conta Del Bosco.

Assessoria Marcelo Del Bosco
Vice Presidente da Câmara de Santos