Lei proíbe utilização de vidros reflexivos em novas edificações

Câmara poderá receber adesivos na fachada

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa sancionou, nesta quinta-feira (30/11), Lei Complementar nº 988, de 30 de novembro de 2017, que proíbe a utilização de vidros reflexivos ou espelhados em novas edificações.

De autoria do vereador Benedito Furtado (PSB), presidente da Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal, a propositura não veta totalmente a utilização do material, desde que utilizem adesivos ou outros artefato que eliminem o efeito reflexivo.

"Já há uma conversa adiantada com o presidente da Câmara Municipal de Santos para instalar estes adesivos na sede do Legislativo, pois muitos pássaros morrem ao colidir nas janelas espelhadas da Casa. Há mais de três anos venho pedindo a adaptação do antigo Castelinho e da Concha Acústica. Este último equipamento, inclusive, já está com um projeto elaborado pelo Ouvidor Rivaldo Santos, só falta implantar", afirma Furtado.

De acordo com o parlamentar, a lei evitará a morte de diversas aves. As paredes, janelas e fachadas com vidros reflexivos ou transparentes refletem a paisagem ao redor confundindo aves e alguns morcegos com sonar um pouco desenvolvido, pois lhe dão a falsa impressão de passagem livre.

Estudos realizados por organizações ambientais apontam que milhares de pássaros são vítimas desta opção arquitetônica. "As construtoras poderiam utilizar, nos novos edifícios, vidros pintados, com nervuras, opacos ou com superfícies envidraçadas de preferência com ângulo inclinado, em vez de reto. Essas medidas permitiriam que estes animais pudessem diferenciar a superfície envidraçada da realidade, evitando muitas mortes", afirma Furtado.

Há cerca de dois anos, um protesto organizado por diversas entidades ligadas à proteção e o bem-estar animal, contra o projeto arquitetônico da Concha Acústica, um dos principais pontos culturais e turísticos da cidade, motivou o vereador a apresentar este projeto.

Assessoria parlamentar
Tel: 3211-4173 / imprensafurtado@gmail.com