Festival de Capoeira em Santos tem início em Julho

O vereador líder do governo destinou parte de sua verba para a realização do festival

Compartilhe!

1 curtiu
O Festival de Capoeira de Santos tem início segunda-feira, dia (17) de julho com abertura oficial na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, onde mestres de capoeira irão falar sobre a Relação, influências e contribuições recíprocas da Capoeira de Santos, ABC e São Paulo. O vereador e líder do Governo Ademir Pestana (PSDB) que apoia as diversas manifestações artísticas da cultura afro-brasileira, destinou parte de sua verba parlamentar para a realização do evento. O festival está sendo organizado pelo Mestre Márcio do projeto Capoeira Escola e sua programação envolve várias atividades com demonstrações em praças e diversos espaços pela cidade, além de palestras proferidas por mestres da capoeira.
 
PROGRAMAÇÃO
 
No dia 18, às 10h a equipe Capoeira Escola fará demonstração de Aeroginga Funcional, na Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga. Às 19 horas, no Ginásio Dale Coutinho, no Centro Desportivo da Zona Noroeste, será realizada uma oficina sobre Capoeira de Arte Criminalizada a Desporto de Criação Nacional com os mestres Valdenor e a professora Lisandra Cortes Pingo. A entrada é um Kg de alimento.
 
Dia 19, às 15 horas será abordado o tema "Capoeira na Terceira Idade" pela equipe Capoeira Escola, no Espaço Idoso no Bairro Aparecida. No mesmo dia, às 19 horas será a vez da oficina Capoeira Santista com o mestre Ribas, no Ginásio Antônio Guenaga (Rebouças), na Ponta da Praia. O ingresso será um brinquedo em bom estado.
 
Dia 20, às 10 horas será a HidroCapoeira a realizar-se na Piscina do Centro Esportivo da Zona Noroeste, pela equipe Capoeira Escola. Às 19 horas, acontece a Capoeira de Senzala Lê Viva Mestre Bahia, sob o comando dos mestres Chininha Valter, no Complexo Esportivo M. Nascimento. O ingresso será um produto de higiene pessoal.
 
Dia 21, às 15 horas, no Horto Florestal Chico Mendes, na Zona Noroeste, tem Capoeira Artesanal pela equipe Capoeira Escola. Às 19 horas o debate será em torno da Capoeira e sua evolução no mundo, sob o comando dos mestres Parada e Elias, sendo o ingresso um produto de limpeza.
 
Dia 22, às 9h30, tem Caminhada com Musicalidade e Roda, no Posto 2 na Concha Acústica. Às 15 horas acontece a Interdisciplinaridade da Capoeira, com o mestre Márcio, no Sesc, no bairro Aparecida.
 
Dia 23, às 15 horas é a vez da Capoeira para Todos, também com o mestre Márcio, no Sesc Santos. Às 20 horas, acontece o Festival Cultural, sendo o ingresso 1kg de alimento. Estão previstos ainda cursos de capacitação.
 
Dia 24, às 17 horas, na Fefis/Unimes,  -  Contexto Histórico: Brasil Colonial com o professor Dr. Alberto Schineider. Às 19h30, o tema será Capoeira e os benefícios de sua Musicalidade com o mestre Rogério Gogó de Ouro. O ingresso será um agasalho.
 
Dia 25, às 17 horas, na Fefis/Unimes - Contexto Histórico: "Os Capoeiras e Valentões de São Paulo" com o professor Pedro Cunha. Às 19h30, será a Capoeira como ferramenta psicomotora de cidadania pelos mestres Gladson  e Vinícius Heine. O ingresso um produto de higiene pessoal.
 
Dia 26, às 17 horas, na Fefis/Unimes – A interdisciplinaridade da Capoeira como ferramenta inclusiva, pelo mestre Márcio. Às 19h30 será o encerramento com "Roda para Todos".
 
 
 
Assessoria de Imprensa
Ademir Pestana (PSDB)
Vereador e Líder do Governo