Ex-presidente da CODESP recebe Medalha "Braz Cubas"

Outorga é de iniciativa do vereador Benedito Furtado

1 curtiu

A Câmara Municipal de Santos fará a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o engenheiro José Roberto Correia Serra. O autor do projeto é o vereador Benedito Furtado (PSB), conforme Decreto Legislativo nº 20, de 28/05/12. A solenidade ocorrerá na nesta terça-feira (14/08), a partir das 19h, no Plenário Oswaldo De Rosis, na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda – Vila Nova (Castelinho).

Cearense, nascido em Fortaleza, José Roberto Correia Serra tem uma trajetória de 30 anos de atuação no setor portuário. Ele é engenheiro mecânico, formado pela Universidade de Brasília e mestre em Gestão Portuária pela Universidade de Antuérpia, tendo trabalhado em diversas áreas do setor privado, dentre elas a Petrobrás e participado de projetos do setor, como a construção do porto de Vila do Conde (Pará), da remodelação do porto do Rio de Janeiro e obras no porto de Rio Grande e em Maceió.

Em Santos, Serra assumiu a presidência da Codesp em 12/08/2008, onde exerceu o cargo por quatro anos, deixando a função em junho deste ano. Promoveu mudanças importantes para o desenvolvimento da empresa e do maior Porto da América Latina, como as obras de aprofundamento e alargamento do canal de navegação, concluídas este ano e, ainda, melhorias no sistema viário do porto, através da construção da Avenida Perimetral. Sua gestão foi marcada também pela capacitação dos empregados e por estreitar as relações da empresa com a sociedade criando a Ouvidoria e estruturando o Centro de Excelência Portuária (CENEP). Serra dedicou, sobretudo, especial atenção ao gerenciamento da empresa por resultados.

Para justificar a propositura apresentada por Benedito Furtado, o parlamentar enalteceu a carreira portuária de José Roberto Correia Serra destacando alguns dos importantes projetos em vários portos do País nos últimos 30 anos. Segundo o vereador, Serra deixou sua marca de homem que planeja, executa e conclui, tendo proporcionado avanços no porto de Santos. “Ele tornou o porto mais competitivo, gerando mais empregos e riquezas, contribuiu para o desenvolvimento da comunidade num todo, razão pela qual merece ser homenageado por esta Casa, traduzindo assim, o anseio de importantes setores da nossa economia portuária, sindicatos e da sociedade num todo”.

Assessoria de Imprensa 3211.4133

Gabinete Vereador Benedito Furtado