Ex-presidente da Codesp é homenageado pela Câmara

Vereador fez entrega da Medalha Braz Cubas

A Câmara Municipal e a Associação Comercial de Santos (ACS) se uniram para homenagear o ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o engenheiro José Roberto Correia Serra. A iniciativa foi do vereador Benedito Furtado (PSB), por meio de Decreto Legislativo nº 20, de 28/05/12. A solenidade para outorga da Medalha Braz Cubas aconteceu na terça-feira (13/08), no Plenário Oswaldo De Rosis da Câmara, reunindo autoridades, empresários e dirigentes sindicais do segmento portuário.

Ao fazer o discurso de saudação, o vereador Benedito Furtado enalteceu a gestão do ex-presidente por ter promovido mudanças importantes para o desenvolvimento da empresa e do maior Porto da América Latina. Dentre as ações, destacou: o aprofundamento e alargamento do canal de navegação, concluídas este ano e melhorias no sistema viário do porto, através da construção da Avenida Perimetral. Disse que sua gestão foi marcada também pela capacitação dos empregados e por estreitar as relações da empresa com a sociedade, criando a Ouvidoria e estruturando o Centro de Excelência Portuária (CENEP).

O ex-presidente da Codesp  considerou a homenagem um reconhecimento ao seu trabalho. “É uma honra estar na Câmara com a minha família e receber a medalha. Significa um estímulo para continuar trabalhando no setor portuário”, disse emocionado. Em Santos, José Serra assumiu a presidência da empresa em 12/08/2008, onde exerceu o cargo por quatro anos, deixando a função em junho deste ano.

Cearense, nascido em Fortaleza, José Roberto Correia Serra tem uma trajetória de 30 anos de atuação no setor portuário e um currículo ivejável. É engenheiro mecânico, formado pela Universidade de Brasília e mestre em Gestão Portuária pela Universidade de Antuérpia, tendo trabalhado em diversas áreas do setor privado, dentre elas a Petrobrás e participado de projetos do setor, como a construção do porto de Vila do Conde (Pará), da remodelação do porto do Rio de Janeiro e obras no porto de Rio Grande e em Maceió.

Segundo o parlamentar, Serra deixou sua marca de homem que planeja, executa e conclui. “Ele tornou o porto mais competitivo, gerando mais empregos e riquezas, contribuiu para o desenvolvimento da comunidade como num todo”. Classificou ainda o ex-presidente como uma pessoa ética, íntegra e competente. “O Serra foi um presidente diferenciado. Aliás, ele e o Sérgio da Costa Matte,  o primeiro a comandar a Codesp. O presidente da Associação Comercial de Santos, Michel Timm, entregou ao homenageado da noite uma escultura de duas velas náutica. “Espero que consigam dar continuidade ao seu trabalho, pois fez tudo o que estava ao seu alcance”.

Assessoria 3211.4133 / 9103.6557
GABINETE VEREADOR BENEDITO FURTADO