Em memória, ex-presidente João Goulart recebe título de Cidadão Santista

Compartilhe!

1 curtiu
 
 
A Câmara Municipal de Santos concede nesta quarta-feira, 2 de outubro, em memória, o título de Cidadão Santista ao ex-presidente João Goulart, o Jango, falecido em 1976. A entrega é uma iniciativa do vereador Benedito Furtado (PSB) que, através do Projeto de Lei nº 209/218, retomou uma antiga resolução do Legislativo santista que, em março de 1964, aprovou a concessão desse título a Jango, através de projeto de lei do ex-vereador José Gonçalves, mas que foi revogada em julho daquele ano, por conta do golpe militar.
 
O título será recebido pelo filho de Jango, João Vicente Goulart, em sessão solene marcada para às 19h, no plenário da Câmara, na presença de sindicalistas, lideranças políticas e membros do Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça, que propôs ao vereador Furtado a retomada da concessão, que acontece 55 anos após o ex-presidente ter sido deposto.
 
Jango
 
Gaúcho de São Borja e formado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, João Belchior Marques Goulart, ou João Goulart, foi deputado estadual e federal, ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, vice-presidente de Juscelino Kubitschek e de Jânio Quadros, assumindo como 24º presidente do Brasil em 1961, com a renúncia de Jânio.
Em toda sua trajetória como homem público, Jango defendeu sempre os direitos dos trabalhadores, e também as reformas básicas –agrária, tributária, eleitoral, educacional—, que via como caminho para se alcançar o bem-estar de todo o povo brasileiro.
 
Jango governou o Brasil de 1961 a abril de 1964, quando foi deposto pelo golpe militar, vivendo no exílio até dezembro de 1976, quando faleceu na cidade de Mercedes, na Argentina.
 

Álbum de Fotos