Eder Jofre recebe medalha de honra ao mérito da Câmara de Santos dia 21

Adilson Junior é o autor da homenagem do Legislativo Santista ao ex-boxeador

Curtir
“Nosso país não reconhece e nem valoriza seus ídolos esportivos. Por isso, conceder a principal honraria do Legislativo Santista, a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, ao maior boxeador brasileiro, Eder Jofre, é uma questão de justiça”, justifica o vereador Adilson Junior (PTB), autor da homenagem ao ‘galinho de ouro’, campeão mundial em duas categorias. A sessão solene acontecerá no próximo dia 21, às 19h, na sede da Câmara Municipal de Santos. A data será uma oportunidade de ver o maior peso-galo de todos os tempos, assim considerado pelo Conselho Mundial de Boxe.

A história do pugilista é tão inspiradora que no ano passado foi tema de filme. “Dez segundos para vencer”, com os atores Daniel Oliveira, no papel de Eder e Osmar Prado que interpreta Kid Jofre, pai e treinador de Eder Jofre, ganhou duas estatuetas no Festival de Gramado. Osmar Prado venceu na categoria de melhor ator e Ricardo Gelli como coadjuvante. A pré-estréia do filme, em setembro do ano passado, contou com uma das raras aparições do pugilista que veio às lágrimas.
Para Adilson, Santos tem equipes de pugilismo e o esporte tem tradição e fãs na cidade. “O próprio Eder Jofre comemorou seu aniversário de 80 anos em Santos. Ele tem muito carinho por nossa Santos”, relembra o vereador. Nascido em 26 de março de 1936 (83 anos), Eder nasceu no bairro do Peruche, na capital paulista.

Não era sua intenção ser lutador. Seu interesse era a arquitetura, sendo desenhista na infância e adolescência. Mas, atendeu ao pedido de seu pai para que lutasse e com isso ajudasse financeiramente a família. Essa decisão mudou a sua história e a do esporte no Brasil. Eder Jofre defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube quando ainda era amador.

Dono de um compromisso absurdo, Eder encarou treinos duríssimos (inclusive dentro de presídios para ‘brigar’ com presos), teve que perder peso muitas vezes em poucos dias, sacrificou sua vida pessoal em busca de tentar ser o melhor. O resultado? Vitórias, destaque nacional e internacional e condições de disputar cinturões pelas principais entidades da modalidade em todo o mundo. Tornou-se campeão mundial em duas categorias, galo e penas, recebeu do escritor Ruy Barbosa o apelido de ‘galinho de ouro’, é o único brasileiro no Hall da Fama (1992) e foi eleito o melhor boxeador da década de 1960, ultrapassando Muhammad Ali.

Seus números impressionam: foram 81 lutas, 75 vitórias, sendo 52 por nocaute, quatro empates e 02 derrotas, ambas para o japonês, Fighting Harada, até hoje contestadas. Eder tem dois filhos, Marcel e Andrea e é viúvo de Maria Aparecida (1961-2013). “O Brasil deve maior deferência a Eder e as novas gerações precisam conhecer seu legado. Por isso, a Câmara traz essa homenagem”, encerra Adilson Junior.

Assessoria do Vereador Adilson Júnior (PTB)
adilsonjunior@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-5707 – 3211-4100 (ramais 4132 / 4166 / 4213)

Álbum de Fotos