Do SAMU para hospital particular

PL foi aprovado e agora segue para sanção do Executivo

Compartilhe!

2 curtiram
Só falta a sanção do Executivo para que as pessoas socorridas pelo SAMU possam ser levadas para hospitais privados de Santos, desde que tenham convênio médico. Isso graças ao Projeto de Lei (PL) 14/2018, de autoria do vereador Adilson Junior (PTB), aprovado ontem (26/2) em segunda e última discussão. O Projeto regula o atendimento do SAMU no que se refere à remoção de pacientes para hospitais privados. “Estivemos no ano passado com a equipe do SAMU para conversar a respeito e tivemos total apoio. Quando virar Lei, vai ajudar a desafogar o atendimento das UPAs”, destaca Adilson. Os enfermeiros do SAMU, Washington e Barbosa e o Dr. Luiz Carlos acompanharam a aprovação do PL na sessão.

O artigo 2º do PL prevê que as pessoas socorridas terão a opção de serem removidas para hospitais particulares, devendo esse fato ser registrado no boletim de ocorrência da equipe de atendimento emergencial. Para isso, o paciente deve estar consciente e em condições de manifestar sua opção. “Caso o paciente não apresente condições, cônjuges, companheiros, parentes de primeiro grau e colaterais, que comprovem documentação, podem fazer essa opção”, destaca Adilson. A equipe de atendimento do SAMU avaliará o estado do paciente, levando em consideração a gravidade do caso e a proximidade do hospital particular indicado.

O PL 14/2018 foi apresentado ano passado e passou por várias comissões da Câmara até chegar à aprovação final pelo Plenário da Câmara, na sessão de ontem (26/02). O próximo passo é a sanção pelo Prefeito e publicação no Diário Oficial. Adilson está otimista.


SAMU


O SAMU em Santos faz a regulação de todo atendimento de urgência e emergência em Santos, Guarujá e Bertioga, abrangendo uma população de mais de 750 mil pessoas. Nas ambulâncias estão os condutores, médicos e técnicos de enfermagem. A sede fica na Rua Barão de Paranapiacaba, 241, na Encruzilhada (Santos) e a Central deve ser acionada nos casos de acidentes de trânsito com atropelamento, dor no peito de aparecimento súbito, crise convulsiva (ataque), queda acidental, perda da consciência (desmaio), intoxicações, envenenamentos, queimaduras graves, sangramentos – hemorragias, ferimentos com objetos penetrantes, traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas) e trabalho de parto. E o telefone todo mundo conhece: 192.





Assessoria do Vereador Adilson Junior

Álbum de Fotos