Diário Oficial deixará de ser impresso para ser digital

Iniciativa contribuirá com a preservação ambiental da cidade

A partir do dia 14 de agosto, o Diário Oficial de Santos será substituído pela versão digital. Em março deste ano, o vereador e líder do Governo, Ademir Pestana (PSDB) encaminhou requerimento ao Executivo pedindo estudos visando abolir o D.O. no formato impresso. Na justificativa, o vereador disse que a sustentabilidade ambiental é palavra de ordem na sociedade atual, visto que há uma busca constante do desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente.

A prefeitura deixará de gastar mais de R$ 500 mil reais com impressão e distribuição, prevendo uma economia de R$ 1,6 milhão em 2018.  Só a impressão implica no consumo de 170 toneladas de papel/ano. A comunicação digital significa preservar 2.550 árvores, deixar de consumir 1,7 milhão de litros de água e 850 wats/hora de energia – dados extraídos do D.O edição 7/8. "Racionalizar o uso dos recursos naturais deve ser uma ação permanente dos cidadãos, empresas e do Poder Público", disse Ademir.

Segundo o parlamentar, a substituição do uso do documento em papel pelo meio digital apresenta-se não apenas como uma solução racional de preservação ambiental como também de significativa economia de ordem financeira. "Racionalizar o uso dos recursos naturais deve ser uma ação permanente dos cidadãos, empresas e do Poder Público", justificou.

Assessoria de imprensa
Ademir Pestana (PSDB)