Dia do Mesatenista integra calendário de eventos da cidade

O Dia do Mesatenista integra o calendário de eventos da Secretaria Municipal de Esportes, sendo lembrado todo o dia 8 de agosto por meio da Lei Municipal nº 2.932/2013 aprovada pela Câmara. Santos é a segunda cidade do Brasil a comemorar a data depois do Município de Piracicaba (SP). Este ano o torneio de Tênis de Mesa, que entra na 9ª edição, acontece no Centro Espanhol no dia 8/08 a partir das 18h30. Participarão 40 mesatenistas divididos em duas categorias: masculina e feminina.

No dia 8 de agosto de 2013 ocorreu a abertura do XXIII Aberto do Brasil de Tênis de Mesa da Federação Internacional, a data então, serviu de referência para criar a lei. Segundo mesatenista Márcio Tovar, Santos é modelo para o Brasil na modalidade desde a década de 30. “É um celeiro de esportistas de grande nível”, disse.

Para o autor da lei, o vereador Ademir Pestana (PSDB), isso justifica a oportunidade de poder homenagear grandes clubes e associações, em especial mesatenistas que ajudaram a elevar o nome da cidade no cenário nacional e internacional.

Santos conquistou 29 títulos em Jogos Regionais e obteve 24 títulos em Jogos Abertos do Interior. Grandes equipes da cidade incluem o Esporte Clube Senador Feijó (1969), o Pasteur Futebol Clube (1973), Centro Espanhol de Santos, Academia Afonso Valente e atualmente, o ADC Estrela de Ouro.

Circuito mundial

Nos anos de 2012 e 2013, o Município sediou uma das etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa da Federação Internacional. Conforme Márcio Tovar, Santos tem uma história marcante no esporte por possuir um grande número de praticantes e esportistas com destaque no ranking paulista e brasileiro.

Álbum de Fotos