Dia do Aplauso: uma homenagem aos profissionais da saúde

O Dia do Aplauso passará a ser lembrado, anualmente, sempre no dia 12 de maio, ao meio dia, em deferência a todos os profissionais da saúde que atuam no Município de Santos. O projeto de lei nº 63/2021 aprovado na Câmara no dia 30 de novembro, ganhou sua versão oficial a partir da publicação no Diário Oficial de Santos (17/12/2021), da Lei nº 3.971, cuja data agora passa a ser inserida no calendário de eventos da cidade.

De iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB), o parlamentar justificou que a data faz referência ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado, mundialmente, desde 1965. Oficialmente esta data foi reconhecida em 1974, por decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Assim, o dia 12 de maio foi escolhido a fim de homenagear o nascimento de Florence Nightingale, considerada a “Mãe da Enfermagem Moderna”.

“A partir de março de 2020 a humanidade tem vivido tempos difíceis diante da pandemia da Covid-19 e os profissionais da saúde têm sido os verdadeiros heróis. Incansáveis, eles se desdobram para salvar vidas”, disse Ademir.

Um dos artigos da lei cita que a iniciativa tem por mote homenagear os “Anjos de Branco” da saúde pela bravura com que têm enfrentado a pandemia provocada pelo novo coronavírus e atuado em outras frentes na luta pela saúde e a vida.

Álbum de Fotos