Dia do Aplauso homenageia profissionais de enfermagem

Proposta é que as instituições de saúde promovam um minuto de aplauso sempre no dia 12 de maio

Ato lembra o reconhecimento da sociedade ao profissionais de enfermagem

Foi aprovada pela Câmara a Lei Municipal 3.971/202, que oficializou o Dia do Aplauso. O objetivo é reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem do Município de Santos. A proposta é que as instituições de saúde da cidade promovam um minuto de aplausos ao meio-dia, anualmente, sempre no dia 12 de maio. Dessa forma a data passou a ser inserida no Calendário Oficial de Eventos da prefeitura.

Oficialmente, a data foi reconhecida em 1974 por decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Assim, o dia 12 de maio foi escolhido a fim de homenagear o nascimento de Florence Nightingale, considerada a “Mãe da Enfermagem Moderna”.

A iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB) vai além dos significativos aplausos. “É essencial apoiar e incentivar as causas por melhores condições salariais e jornada de trabalho justa. O vereador lembrou que, recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o piso salarial nacional para profissionais de Enfermagem. Esse grande avanço deve ser comemorado por todos nós!”, disse.

O vereador se intitula o vereador da saúde, lembrando que o Dia do Aplauso passa a ser um gesto que faz lembrar o verdadeiro reconhecimento que os profissionais de enfermagem têm da sociedade. “Eles são os anjos de branco”, disse. Desde março de 2020, a humanidade viveu tempos difíceis com a pandemia da Covid-19 e os profissionais da saúde foram incansáveis se desdobrando para salvar vidas.

Vereador Ademir Pestana (PSDB)

Álbum de Fotos