Conferência discute direito animal

Furtado participa de evento

Compartilhe!

1 curtiu
Após mais de 3 horas de intensos debates, a VI Conferência Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, ocorrida no sábado (10/11), no auditório zoobotânico do Orquidário Municipal, com o tema: "Diversidade Animal - Respeito e Dignidade", aprovou doze propostas, que serão encaminhadas ao prefeito de Santos.

O abandono crescente de cães e gatos nas vias públicas, além dos equinos, foram as propostas mais debatidas no evento. O vereador Benedito Furtado (PSB), presidente da Comissão Do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal, da Câmara Municipal de Santos, voltou a cobrar uma solução para os cavalos soltos nas vias públicas. "O homem foi à lua já faz décadas e Santos não consegue resolver a situação destes animais nas ruas", afirmou.

Presentes, diversas entidades ligadas à causa animal, protetores, membros do governo municipal, além dos munícipes interessados no tema. Furtado lamentou a falta de interesse e participação de grande parcela da sociedade. "Precisamos melhorar nossas relações. Costumo sempre utilizar um provérbio chinês que diz "aquilo que nos une, e não o que nos separa, deve ser o nosso objetivo. Tivemos uma grande perda de representatividade de parlamentares que batalhavam em prol da vida e dos animais no Congresso e na Assembleia".

Confira as propostas aprovadas na VI Conferência Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal


1 - Colocar câmeras na entrada do bairro Caruara, na descida do Iriri, no Portinho, em Monte Cabrão e no local onde está localizada a Codevida, com o objetivo de identificar pessoas e veículos que abandonam animais.

2- Colocar um veículo à disposição da Área Continental, para o transporte de animais e seus responsáveis, seja para atendimento clínico, seja para transporte a Santos, nos casos em que é necessária cirurgia de animais.

3- Disponibilização de recursos, objetivando a realização de exames laboratoriais nos animais.

4- Chipar todos os animais da região.

5- Melhoria das condições físicas do consultório de Caruara, bem como mão de obra para realização de limpeza.

6- Reavaliação da implantação de atendimento em Monte Cabrão.

7- Estruturação para recolhimento de cavalos no município de Santos.

8- Criação de um Centro de Tratamento para animais (CETAS) no município de Santos.

9- Campanha de conscientização para a melhoria do bem-estar da Vida Animal, por espécie.

10- Intensificar a campanha de castração

11- Criação de Hospital Veterinário na Zona Noroeste

12- Ampliação do projeto MERA



Daniel Nakajima
Assessoria Parlamentar - 3211-4173
beneditofurtado@camarasantos.sp.gov.br

Álbum de Fotos