Comissão articula ações pelo Bicentenário da Independência

Compartilhe!

1 curtiu






A Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para acompanhar as Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Câmara de Santos, se reuniu virtualmente no dia 25/02. No encontro, foi ratificada a participação da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) na programação que propõe destacar o protagonismo do Patrono da Independência, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva.
 
Representada pelo Diretor Acadêmico do campus da Baixada Santista, Doutor Odair Aguiar, a instituição pretende criar um Inventário Santista, traçando a história da Independência e as interfaces com a cidade, além de um projeto local de memória que envolverá lives, ciclos de palestras e exposições com artistas locais, com foco nos 200 anos da Independência.
 
Para o presidente da (CEV), vereador Ademir Pestana, a participação da Universidade em muito contribuirá com as ações que vêm sendo articuladas pelo Executivo e Legislativo. Para tanto, a Unifesp colocou à disposição professores e especialistas do Departamento de História da Arte, em Guarulhos. O campus santista da universidade será envolvido nos eventos.
 
Na Prefeitura, a Comissão que trata dos eventos da Independência do Brasil é presidida pelo jornalista Luiz Dias Guimarães, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS). Ele participou do encontro, onde lembrou o trabalho acadêmico da instituição e elogiou a participação da Unifesp nas comemorações.
 
Na reunião, a deputada federal Rosana Vale, que está apoiando as ações para colocar Santos no epicentro das comemorações, foi representada por sua assessoria. A deputada íntegra em Brasília, a Comissão Especial dos 200 Anos da Independência.
 
A vereadora Audrey Kleys que também integra a CEV do legislativo santista destacou a importância de estabelecer um intercâmbio com vereadores da cidade de Viseu, em Portugal, a fim de envolvê-la nas comemorações. Santos e Viseu são cidades irmãs.
Selo comemorativo - Foi reforçada, ainda, a ideia da criação de um selo comemorativo, em parceria com os Correios. A proposta já havia sido apresentada ao Executivo ano passado, por meio de requerimento por Ademir Pestana.
 
Em Santos, o Movimento Pró-Memória José Bonifácio tem à frente o psicólogo Arlindo Salgueiro e o advogado José Geraldo Gomes Barbosa. Estão previstas outras reuniões e audiências públicas na Câmara. As comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil acontecem em setembro deste ano.

Álbum de Fotos