Comissão Permanente do Meio Ambiente visita instalações do Aquário

Vereadores se reuniram com técnicos deste equipamento

A Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e do Bem-estar Animal, presidida pelo vereador Benedito Furtado (PSB) e composta pelos vereadores Fabrício Cardoso Oliveira (PSB) e Francisco Nogueira (PT), esteve reunida com a equipe técnica do Aquário Municipal e membros da Secretaria de Meio Ambiente na manhã desta terça-feira (25/04), no segundo equipamento turístico mais visitado do estado de São Paulo.

O objetivo do encontro foi ouvir os biólogos e veterinários que trabalham no Aquário e realizar um diagnóstico das dificuldades que vem ocorrendo no local buscando soluções que visem à melhoria do equipamento.

Quadro de funcionários deficitário e problemas estruturais simples como a troca de uma telha foram levantados pelos servidores, tudo em função da falta de recursos do governo municipal.

Desde 2015, a administração do Aquário, bem como do Orquidário e do Jardim Botânico, está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), antes sob gestão da Secretaria de Turismo.

Ocorre que o orçamento da Semam não aumentou para dar continuidade à manutenção destes parques. Ao contrário, nos últimos três anos, o repasse caiu a níveis alarmantes.

Para piorar o cenário, a renda da bilheteria destes equipamentos turísticos automaticamente era encaminhada para um fundo de turismo que angariava o montante para a manutenção destes parques.

Atualmente, os recursos da bilheteria do Aquário e do Orquidário são encaminhados para um caixa único da Prefeitura, impedindo que a quantia arrecadada seja revertida para investimentos nestes equipamentos.

Assessoria parlamentar – Daniel Nakajima
Contato: 3211-4173 / imprensafurtado@gmail.com