Integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para acompanhar a ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal, comemoram o consenso a que chegaram junto a instituição bancária e o Procon-Santos.
Presidida pelo vereador e líder do Governo, Ademir Pestana (PSDB), a CEV organizou uma audiência pública no legislativo e acompanhou duas audiências de conciliação na Justiça Federal visando um acordo para indenizar os clientes que tiveram suas joias roubadas após assalto à Caixa em dezembro de 2017.
A reunião entre os dois órgãos ocorreu em Brasília. O vereador Ademir Pestana considerou o trabalho da comissão fundamental neste processo e que também contribuiu para o desfecho final. "A audiência pública é um canal importante de participação popular e nós legisladores trabalhamos para evitar judicialização", disse.
A audiência que ocorreu em fevereiro deste ano, na Câmara, reuniu Procon, clientes e advogados. Já a Caixa não mandou representante. Na Justiça Federal, o engajamento da CEV foi muito elogiada pelos juízes, que afirmaram nunca terem presenciado a participação do legislativo numa reunião de conciliação.
Logo após a instalação da CEV, Ademir também esteve em Brasília que na época contou com a intermediação do deputado federal João Paulo Tavares Papa. A comissão que deu por encerrada suas atividades, teve como integrantes os vereadores Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha, Braz Antunes, Lincoln Reis e Roberto de Jesus.