CET estuda abrir passagens para fluidez de trânsito

Moradores que participaram de audiência pública aprovam idéia

Cerca de 50 moradores se reuniram na noite do dia 08/11/11 para a audiência pública que teve como objetivo tratar dos problemas ocasionados pelo trânsito “pesado” nos bairros do Campo Grande e Pompéia. Promovida pela Câmara, o encontro foi intermediado pelo vereador Benedito Furtado (PSB) a pedido das Sociedades de Melhoramentos de ambos bairros. A reunião que aconteceu no Campo Grande, contou com a participação de representantes da prefeitura e do governo do Estado.

A Diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciana Beck acatou a sugestão do vereador e da comunidade quanto a abertura de passagens como forma de proporcionar maior mobilidade ao fluxo de veículos, que atualmente se concentra entre os canais 1 e 2. A CET apontou como possível solução,  passagens nas ruas Visconde de Farias/Rio Grande do Norte e da Paraíba/Visconde de Cairu, criando assim, um binário. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo disse que os locais sugeridos deverão passar por uma levantamento junto a CPFL e Sabesp, uma vez que serão necessárias intervenções nas redes elétrica e de esgoto. “As mudanças são viáveis”, garantiu.

O projeto de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) que liga a ponte do Barreiros até o Porto  foi cobrado pelos moradores durante a reunião. O gerente regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Rogério Plácido das Neves esclareceu que a licitação da obra está em fase de análise técnica. “Esperamos que até março do próximo ano, os projetos já estejam prontos”. Segundo Neves, as obras do VLT deverão ser iniciadas em 2012 e até 2014 funcionando de fato.

“São nesses encontros que o poder público tem a oportunidade de ouvir a comunidade e propor soluções”, disse Furtado que considerou a audiência produtiva. Para os presidentes da Associação de Moradores do Campo Grande e Pompéia, a reunião conseguiu o seu objetivo. “A proposta envolvendo a CET possibilitará mobilidade”, disse José Carlos de Almeida, do bairro Pompéia. “Agora é esperar para ver se o prometido será cumprido”, afirmou Nilton José de Carvalho, do Campo Grande.

Gabinete Vereador Furtado