Campanha de vacinação contra doenças virais em cães e gatos prossegue em setembro

Emenda parlamentar garantiu compra das vacinas

A campanha de vacinação contra doenças virais em cães (V-8) e em gatos (múltipla), realizada pela Prefeitura de Santos, prosseguirá em setembro (locais em anexo). Este é o segundo ano que o município, através da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), realiza esta ação.

A campanha teve início neste mês, onde o veículo castramóvel percorreu os bairros mais carentes do município nos dias de semana, das nove ao meio-dia, atendendo os tutores de cães e gatos de baixa renda. O munícipe que deseja vacinar o animal de estimação deve apresentar, nos postos de vacinação do bairro onde reside, documento pessoal e um comprovante de residência.

Ao todo, foram disponibilizadas dez mil vacinas (sete mil para cães e três mil para gatos). Os recursos para a compra das vacinas, nestes dois anos, tiveram origem em emendas parlamentares do vereador Benedito Furtado (PSB), que preside a Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal da Câmara Municipal de Santos.

Histórico

A campanha de vacinação de cães e gatos contra doenças viróticas teve início em 2015, após reunião idealizada pelo vereador Benedito Furtado (PSB) com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o ex-Ouvidor Público, Flávio Jordão (atual secretário de Cidadania), o ex-secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos (atual Ouvidor), o ex-secretário-adjunto de Meio Ambiente, Luiz Ezildo Silva, a coordenadora da Codevida, Leila Abreu, a presidente da Ong Dva, Marília Asevedo Moreira, a diretora da Mapan Protetores de Animais, Yolanda Vianna, a representante do MEABS (Movimento Esperança Animal da Baixada Santista), Jenni Bonugli, a presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal, Denise Augusto, além da diretora da ONG DVA, Leila Carneiro Santiago.

No encontro, Furtado sugeriu que a Prefeitura iniciasse uma campanha, inédita no País, voltada especialmente para os animais de rua ou tutelados por pessoas de baixa renda, que não tivessem condições de pagar as vacinas.

A perda do cão de estimação, vitimado pela doença cinomose, motivou o parlamentar a lutar pela criação de uma campanha desta magnitude. Altamente contagiosa, a cinomose leva a óbito a maioria dos animais infectados.

A campanha foi lançada no dia 12 de março de 2015, na Sala Princesa Isabel, da Prefeitura, e passou por duas fases: na primeira, educativa, foram distribuídos materiais informativos (três mil folders, mil cartazes e 20 busdoors) sobre as doenças viróticas que matam milhares de animais em todo o Brasil, por ano, com vistas a conscientizar a população a vacinar seus animais.

Na segunda fase, iniciada somente em 2016, a Prefeitura disponibilizou cinco mil vacinas (V-10) para cães e duas mil vacinas (V-4) para gatos, totalizando sete mil imunizações para os animais de rua e os tutelados pela população de baixa renda.

Vacinas protegem contra:
Cães: cinomose, parvovirose, parainfluenza, coronavírus, quatro tipos de hepatites e duas espécies de adenovírus.
Gatos: a vacina imuniza contra: rinotraqueíte, panleucopenia, clamidiose e calicivirose.

Principais doenças infectocontagiosas de cães:
Cinomose
Transmissão: Via respiratória e secreções
Sintomas: perda de apetite, apatia, vômito e diarreia

Parvorirose
Transmissão: Substâncias infectadas
Sintomas: diarreia fétida

Principais doenças infectocontagiosas de gatos:
Rinotraqueíte:
Transmissão: secreções de gatos
Sintomas: espirros, secreção nasal e febre

Panleucopenia:
Transmissão: secreções de gatos
Sintomas: perda de apetite, vômito e diarreia

Quando vacinar cães e gatos:
Filhotes: primeira dose com 60 dias de vida.
Segunda e Terceira doses: 30 e 60 dias após a primeira.
Adultos: uma dose anual.

Assessoria parlamentar