Câmara reúne grandes mestres da capoeira

Encontro marcou a abertura do Festival de Capoeira de Santos

O Festival de Capoeira de Santos teve início segunda-feira, dia (17) de julho com abertura oficial no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart na Câmara Municipal onde reuniu grandes mestres, além do presidente da Federação Paulista de Capoeira, Ricardo Hadad e da Associação de Capoeira Movimentos de Santos, mestre Fábio Parada. O vereador e líder do Governo Ademir Pestana (PSDB) participou da abertura. O parlamentar apoia as diversas manifestações artísticas da cultura afro-brasileira, tanto destinou parte de sua verba parlamentar para a realização do evento.

O festival está sendo organizado pelo Mestre Márcio Rodrigues, do projeto Capoeira Escola e sua programação envolve várias atividades com demonstrações em praças e diversos espaços pela cidade, além de palestras proferidas por mestres da capoeira. Também participaram do evento Jorge Fernandes,  Coordenador da COPIRE - órgão da prefeitura que trata das políticas de igualdade racial e étnica e representando os secretários municipal de Esportes e Cidadania, Marcelo Casati e José Augusto.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19, às 15 horas será abordado o tema "Capoeira na Terceira Idade" pela equipe Capoeira Escola, no Espaço Idoso no Bairro Aparecida. No mesmo dia, às 19 horas será a vez da oficina Capoeira Santista com o mestre Ribas, no Ginásio Antônio Guenaga (Rebouças), na Ponta da Praia. O ingresso será um brinquedo em bom estado.

Dia 20, às 10 horas será a HidroCapoeira a realizar-se na Piscina do Centro Esportivo da Zona Noroeste, pela equipe Capoeira Escola. Às 19 horas, acontece a Capoeira de Senzala Lê Viva Mestre Bahia, sob o comando dos mestres Chininha Valter, no Complexo Esportivo M. Nascimento. O ingresso será um produto de higiene pessoal.

Dia 21, às 15 horas, no Horto Florestal Chico Mendes, na Zona Noroeste, tem Capoeira Artesanal pela equipe Capoeira Escola. Às 19 horas o debate será em torno da Capoeira e sua evolução no mundo, sob o comando dos mestres Parada e Elias, sendo o ingresso um produto de limpeza.

Dia 22, às 9h30, tem Caminhada com Musicalidade e Roda, no Posto 2 na Concha Acústica. Às 15 horas acontece a Interdisciplinaridade da Capoeira, com o mestre Márcio, no Sesc, no bairro Aparecida.

Dia 23, às 15 horas é a vez da Capoeira para Todos, também com o mestre Márcio, no Sesc Santos. Às 20 horas, acontece o Festival Cultural, sendo o ingresso 1kg de alimento. Estão previstos ainda cursos de capacitação.

Dia 24, às 17 horas, na Fefis/Unimes,  -  Contexto Histórico: Brasil Colonial com o professor Dr. Alberto Schineider. Às 19h30, o tema será Capoeira e os benefícios de sua Musicalidade com o mestre Rogério Gogó de Ouro. O ingresso será um agasalho.

Dia 25, às 17 horas, na Fefis/Unimes - Contexto Histórico: "Os Capoeiras e Valentões de São Paulo" com o professor Pedro Cunha. Às 19h30, será a Capoeira como ferramenta psicomotora de cidadania pelos mestres Gladson  e Vinícius Heine. O ingresso um produto de higiene pessoal.

Dia 26, às 17 horas, na Fefis/Unimes – A interdisciplinaridade da Capoeira como ferramenta inclusiva, pelo mestre Márcio. Às 19h30 será o encerramento com "Roda para Todos".

Gabinete Ademir Pestana (PSDB)
Vereador e Líder do Governo