Câmara Municipal apoia espaço para Murais Artísticos

Arte urbana vem ganhando cada vez mais espaço com o apoio do Legislativo

Em Santos, a arte urbana vem ganhando cada vez mais espaço, graças ao apoio da Câmara Municipal. Parte das emendas parlamentares reservadas aos vereadores são destinadas à produção de murais artísticos que se espalham por vários cantos da cidade. O trabalho recente em duas praças, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, foi realizado por um grupo de artistas - Colante, Fixxa, Pacco, Kid e Xall, da OGS CREW que apostou em murais temáticos.

“A ideia é compartilhar com a população informações culturais relevantes dos nossos tempos”, afirma o artista e diretor da OGS, Colante. A pintura de dois murais foi executada com emenda parlamentar de 2021. Um mural, na Praça Belmiro Ribeiro no Bairro Vila Mathias, homenageia as mulheres e outro, na Rua Prof. Torres Homem, altura do nº 508, no Bairro Embaré, destaca etnias indígenas.

O vereador Ademir Pestana (PSDB) destinou parte de sua emenda parlamentar para a produção, como faz anualmente. “Sou um entusiasta desse tipo de arte”, disse. Desde que foi procurado pelo grupo passou a incentivar a arte urbana.

Pilares - Em 2015, o vereador Ademir Pestana destinou também recursos para a pintura de murais nos 14 pilares que sustentam o viaduto da Av. Presidente Dorneles Vargas, no Valongo. O objetivo foi expor, em grande formato, obras dos artistas grafiteiros da região, criando uma galeria de arte a céu aberto. Na época a Prefeitura montou andaimes para dar suporte aos 25 grafiteiros, cujo trabalho levou quase três dias.

Álbum de Fotos