Exemplo de Cookies

Câmara discute proteção dos profissionais de enfermagem contra violência

Compartilhe!

Curtir

Todos os profissionais de enfermagem da Baixada Santista já sofreram agressão, de acordo com pesquisa apresentada em audiência pública na Câmara de Santos na sexta-feira, 17 de outubro.

Segundo o levantamento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), no Estado de São Paulo mais de 80% dos profissionais de enfermagem sofreram algum tipo de violência, sendo quase 90% verbal, 79% psicológica e 21% física.

A audiência teve por objetivo discutir e propor estratégias de proteção aos profissionais de enfermagem e saúde, diante do aumento da violência física, verbal e psicológica nos locais de trabalho.

Trabalhadoras e trabalhadores relataram agressões, assédio e negligência institucional, tanto de pacientes quanto da própria gestão municipal. Foram citados casos de ameaças, adoecimento mental e falta de segurança em unidades de saúde. A maioria das agressões vem de pacientes e acompanhantes, geralmente por causa da demora no atendimento.

Propostas

Durante o evento também foram apresentadas diversas propostas para enfrentar o problema, como a criação de um Programa Municipal de Segurança, com mecanismos de proteção aos trabalhadores; a implementação de botão do pânico em unidades de saúde, semelhante ao usado em escolas; e a melhoria nas condições de trabalho, com apoio psicológico e valorização salarial.

"Nosso objetivo é construir, junto com o Coren, o Executivo e os sindicatos, políticas públicas que realmente protejam os profissionais da saúde", disse o vereador Adilson Júnior (PP), que convocou e presidiu a audiência. "Precisamos criar espaços de debate e políticas públicas que inibam as agressões", afirmou Ivan Lima de Santana, conselheiro do Coren-SP.

A mesa foi composta também pelo presidente do Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest), Fábio Pimentel; pelo diretor de comunicação do Sindicato, Daniel Gomes; e pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos (SintraSaúde), Ademir Irussa. A Secretaria Municipal de Saúde foi representada por Vanessa Albano, profissional de enfermagem.

 

Assista à íntegra da Audiência.

Álbum de Fotos