, 25 de fevereiro de 2021.
08/02/2021
Banco de Releases
Câmara defende humanizar a saúde pública

O legislativo santista também defende um sistema de saúde humanizado que vai ao encontro da Política Nacional de Humanização (PNH) que existe desde 2003. Visa efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Na primeira sessão plenária do ano, um requerimento foi aprovado contendo essa proposta.

Na justificativa, seu autor defendeu ser preciso reduzir as filas e o tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; implementação de modelo de atenção com responsabilização de vínculo; garantia dos direitos dos usuários; valorização do trabalho na saúde e gestão participativa nos serviços.

Apresentado pelo vereador Ademir Pestana (PSDB), que também preside o Hospital Beneficência Portuguesa, onde implantou o Programa de Humanização, o parlamentar quer com isso convencer a Secretaria Municipal de Saúde a fazer o mesmo. “Com os avanços da tecnologia, há necessidade de desenvolver um olhar mais focado e humano para as pessoas que buscam atendimento na área da saúde pública de nossa cidade”, disse.

No documento encaminhado ao Prefeito Rogério Santos, o vereador Ademir Pestana questiona se está nos planos da Secretaria de Saúde, humanizar a saúde pública do Município, cuja pasta é comandada pelo médico Adriano Catapreta.

Sessões: terças e quintas, a partir das 18h