Câmara comemora Ano Mundial de Medicina Veterinária

Solenidade acontece nesta quarta-feira(5), às 19h

Além de celebrar o Ano Mundial da Medicina Veterinária – que está sendo comemorado em vários países do mundo – a Câmara Municipal de Santos vai promover solenidade, no plenário Oswaldo de Rosis, (praça Tenente Mauro Batista Miranda nº 1, 1º andar) no próximo dia 5, às 19 horas, quando serão homenageados 26 médicos veterinários, que se destacam por seu trabalho solidário em prol dos animais. A saudação será feita pelo vereador Benedito Furtado (PSB), que preside a Ong Defesa da Vida Animal e é autor de inúmeras leis que trouxeram mais qualidade de vida para os animais em Santos.

O ano de 2011 marca também o 250º aniversário da criação da primeira instituição de ensino veterinário do mundo na cidade de Lyon, região Sul da França, pelo cientista Claude Bourgelat. Foi ele quem, ano de 1761 instituiu de forma pioneira o ensino de Zooiatria, na universidade de Lyon, abrindo as portas para a criação da profissão de veterinário. Ao lado de outros médicos lioneses, Bourgelat tinha a convicção de que estudando a biologia e a patologia animal, se poderia melhor compreender o sistema biológico do homem, criando-se então o conceito de biopatologia comparada e a importância do cuidado com os animais.

De acordo com Furtado, a solenidade visa também chamar atenção para iniciativas que são feitas em Santos, especialmente por organizações não governamentais na luta pelo bem estar animal, contando com grande participação de médicos veterinários. ¨Essa rede de colaboradores vem crescendo, ajudando a criar uma consciência coletiva de respeito ao planeta num todo, com tratamento digno aos animais e a todas as formas de vida. De acordo com o vereador, ¨homenagear aqueles que cuidam bem dos animais, com zelo e carinho, demonstra que a sociedade está atenta aos profissionais que fazem da profissão muito mais que uma forma de obter renda.

Os homenageados

Serão homenageados os médicos veterinários Alex Antonio do Carmo Fonseca, Ana Carla Perri, André Luiz Monteiro Cardoso, Bruna Damasceno Ciasca, Carolina Sousa Santos Martinelli, Cecília Maria Rodrigues Tavares, Celso Ribeiro Filetti, Cézar Augusto Infante, Eduardo Ribeiro Filetti, Emerson Belchior Santos Garcia, Fernando Buchmann Rodrigues, Francisco Cavalcanti de Almeida, Gustavo Henrique Pereira Dutra, Isabel Cristina Alves dos Santos, José Heitzmann Fontenelle, Karoline Lino Castro, Laerte Carvalho Gonçalves de Souza, Luciana de Campos Pinto, Luiz Henrique Guimarães Franco, Luiz Roberto Biondi, Michelle dos Santos, Nicolino Ferreira Lauletta, Paloma Paim, Rodrigo Souza Barros dos Santos, Saulo Godoy Chigo e Viviane Silva Mendes.

Gabinete do Vereador Benedito Furtado

Tel. (13)  3211-4133 / www.beneditofurtado.com.br