CÂMARA COBRA MUTIRÃO DE CINTILOGRAFIA

Chegou ao conhecimento do legislativo existir uma fila reprimida de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam pelo exame de cintilografia em Santos. A Cintilografia é uma área da medicina nuclear muito eficaz. Ao contrário das técnicas de imagem convencionais, como radiografia, tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética, este exame proporciona melhor detecção da área afetada, especialmente pessoas com câncer nos ossos. Diante disso, a Câmara aprovou requerimento solicitando à Secretaria Municipal de Saúde, que seja feito um mutirão a fim de reduzir a fila de espera.

O autor do requerimento, o vereador Ademir Pestana (PSDB) quer informações quanto ao número de pacientes que aguardam pelo exame de cintilografia. Segundo ele, pessoas o procuraram relatando demora de mais de três meses para agendar o exame. O parlamentar explica que o exame ajuda a detectar com precisão pontos de metástase da doença, por isso a importância de agilizar a fila.

No requerimento, além do número de pacientes, quer saber também qual o tempo de espera e se há estudos para a realização de um mutirão. A Prefeitura mantém convênio com algumas clínicas radiológicas e hospitais da cidade para esse tipo de exame, no entanto, por conta de custos, existe um limite de atendimento.

Álbum de Fotos