Câmara cobra ações para idosos em asilos frente a pandemia

A cidade de Santos, tem o maior número de pessoas da terceira idade do país, onde 1 a cada 4 santistas são idosos. Muitos são residentes em casas de estar e repúblicas de idosos e congêneres, sendo este um segmento na linha de risco em tempos de pandemia da Covid-19. Entre as várias proposituras aprovadas pela Câmara, está a que solicita que o poder público adote medidas de proteção junto aos idosos.

Neste sentido, um dos requerimentos apresentados em sessão plenária, é de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB) solicitando que a Prefeitura realize testes massivos nos locais onde já houve casos constatados. Segundo o vereador, chegou ao seu conhecimento que profissionais que atuam em algumas clínicas de repouso da cidade já identificaram idosos com sintomas muito peculiares ao coronavírus.

O parlamentar lembra que na cidade de Vitória (ES) por exemplo, em um asilo onde foi constatado que 22 pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo 18 idosos, o Ministério Público (MP) do Estado, encaminhou à prefeitura local uma notificação. Nela requisitou a adoção de providências para resguardar a saúde e vida das pessoas internadas. “Penso que o papel do Legislativo é alertar o Executivo para não ter que se deparar com intervenção semelhante”, afirmou.

Ademir lembra ainda que, Espanha, idosos foram encontrados abandonados em casa de repouso e, em alguns casos, mortos em suas camas. Pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da nova pandemia, visto que são mais suscetíveis a infecções em geral.

Álbum de Fotos