Câmara aprova requerimento para trocar placas de bronze de monumentos

Curtir
Placas confeccionadas em bronze ou metal, onde constam informações acerca dos monumentos na cidade de Santos, estão sendo alvo de furtos. A observação partiu de uma educadora da cidade, a professora e doutora Sandra Ramos. Em função disso, a Câmara aprovou requerimento, sugerindo ao Executivo a substituição por  placas de resina que não contenham nenhum valor comercial.

Esse tipo de ação criminosa, com vistas ao comércio paralelo e ilegal, traz prejuízos, não somente aos cofres públicos, como também às pessoas interessadas em obter informações históricas. “É sabido que estas placas são fontes de informações históricas e imprescindíveis para aqueles que estudam ou visitam esses espaços de conhecimento e de apropriação de saberes”, disse a professora.

O vereador Ademir Pestana (PSDB), autor do requerimento, acredita que a substituição por placas de resina igual ao original poderá frear esse tipo de ação. “Infelizmente, quem furta é porque encontra quem compre de forma clandestina o material, o que caracteriza crime”, disse.

O parlamentar reconhece que flagrar esse tipo de ação é difícil porque os criminosos agem durante a madrugada. Disse ainda que é impossível manter um guarda municipal em cada monumento da cidade. O requerimento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para possíveis providências.

Álbum de Fotos