A Câmara Municipal de Santos aprovou em segunda discussão na sessão de 12 de novembro o Projeto de Lei que cria o Programa de Diagnóstico de Retinoblastoma por meio do Teste do Olhinho, em crianças de zero a cinco anos. O retinoblastoma é um tumor maligno na retina, sendo o câncer ocular mais comum na infância. A doença ficou conhecida depois que a filha do jornalista Tiago Leifert foi diagnosticada aos 11 meses de idade.
“Assim como o teste do pezinho é capaz de identificar doenças graves em recém-nascidos, o teste do olhinho pode ajudar no diagnóstico logo no início, com 90% de chances de cura”, afirma o vereador Ademir Pestana (PSDB), autor da propositura. O parlamentar explica que em um estágio mais avançado, ao ser identificada uma metástase, o prognóstico da doença passa a ser muito ruim. “Por isso a importância do teste”, aponta.
O vereador acredita que o prefeito Rogério Santos será sensível à proposta e sancionará o projeto para que o teste se torne conduta padrão a partir do nascimento do bebê e, periodicamente, até os 5 anos de idade. A proposta prevê articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), visando orientação, tratamento, acompanhamento e monitoramento de pacientes diagnosticados com câncer ocular.