Cadeia Velha de Santos: cartão postal comprometido

Na Câmara, vereador solicita o imediato restauro do imóvel

Curtir

De passagem pela Praça dos Andradas, no Centro Histórico de Santos, o péssimo estado de conservação de uma das construções mais valiosas da Cidade: a Cadeia Velha, chamou a atenção do vereador Benedito Furtado (PSB). Preocupado, o parlamentar apresentou na sessão da Câmara, requerimento solicitando providências. Considerado um dos cartões postais da cidade, o edifício que é adminstrado pelo Governo do Estado encontra-se com danos estruturais visíveis, cuja edificação dá sinais de infiltrações nos telhados, de forma a comprometer paredes e pisos, sem falar na rampa de acesso tomada pela ferrugem e a porta principal encontra-se totalmente danificada.

“O imóvel que em 1994 passou a ser sede da Oficina Cultural Pagu, mais parece um casarão mal assombrado”, disse o vereador em plenário. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para se ter uma ideia de sua importância, o edifício, em 1865, ainda em fase de construção,  já abrigava as tropas da região que lutariam e retornavam da Guerra do Paraguai (1864 - 1870). Mais tarde, sediou o Fórum, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Recursos. E, durante pouco mais de 80 anos, cumpriu a função de guardar os presos.

Devido as péssimas condições, a Cadia Velha, encontra-se fechada, “possivelmente, aguardando por providências do Governo, mas que ainda não chegaram”, lamentou Furtado. Segundo taxistas que fazem ponto próximo ao imóvel, o fechamento aumentou o número de usuários de drogas próximo ao local. No requerimento encaminhado ao governador Geraldo Alckimin, Benedito Furtado solicita o imediato restauro da Cadeia Velha.

Assessoria de Gabinete 3211.4133

Vereador Benedito Furtado