Autoridades policiais afirmam que Santos é segura

Curtir
Com a participação do secretário de Segurança Pública de Santos, Cel. P.M. Sérgio Del Bel e do Ten.Cel.  Alexandre, da Polícia Militar, a Câmara promoveu audiência pública para tratar da onda de furtos e assaltos nos bairros. O encontro aconteceu na tarde do dia 12/09, no auditório Zeny de Sá Goulart, reunindo também vereadores e o representante do 5º Conselho Municipal de Segurança, o (Conseg) da Zona Noroeste, Walter Damasco.

“Não é a primeira vez que participo de audiência pública para falar de segurança nesta Casa”, disse o secretário defendendo a necessidade de fazer colocações técnicas. Segundo Del Bel, Santos está em um patamar administrável no que tange a segurança. Disse que a sociedade tem a cultura de colocar a culpa dos problemas nos órgãos de Segurança Pública. “As corporações não são as únicas responsáveis pela solução”. Argumentou ainda a fragilidade das leis que acabam por beneficiar indivíduos que cometem roubos e furtos, mas logo são soltos.

O Cel. Alexandre apresentou estatísticas, comprovando por números que a onda de crimes na cidade vem dando sinais de queda. Advertiu que muitas pessoas não fazem boletins de ocorrência, prejudicando a implementação de políticas públicas. Ressaltou ainda, que a polícia cumpre o seu papel. Falou que a corporação tem ampliado ações na cidade com operações de bloqueios, buscas de pessoas suspeitas e vistorias em veículos.

O encontro foi mediado pelo vereador Ademir Pestana (PSDB), que solicitou na Câmara, a reunião. Salientou que não faltam proposituras apresentadas por praticamente todos os pares da Casa no que diz respeito à segurança. O vereador definiu o encontro como positivo. “Chegamos à conclusão do quanto é importante a colaboração da população para fazer boletins de ocorrência quando são vítimas de furtos ou roubos porque a implantação de políticas de segurança depende desses dados”.

Álbum de Fotos