Audiência debate crise no Portus

Evento acontece nesta terça-feira, 03, na Cãmara

Curtir

Diante da situação cada vez mais preocupante do fundo de pensão Portus, Instituto de Seguridade criado em 1979, que possui um deficit superior a R$ 3 milhões e a todo momento corre risco de ser liquidado, será proposto aos aposentados e pensionistas uma redução no benefício previdenciário. Esse tema será debatido em audiência pública proposta pelo Presidente da Câmara, o vereador Adilson Junior, nesta terça-feira (03/04), às 9h, no auditório Zeny Gourlat, na Câmara Municipal de Santos.

Há anos fala-se da crise vivida no Portus e das dívidas da antiga Portobrás. Esses problemas já levaram sindicalistas do setor a pedir a ajuda de ministros e deputados federais.

O Instituto de Seguridade Portus é uma entidade fechada, criada em 1979 pela extinta Portobrás, que na época era responsável pela administração dos portos brasileiros. O Portus foi criado com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores portuários um complemento aos benefícios previdenciários.

Os problemas do Portus tiveram início em 1990, com a extinção da Portobrás. A dívida ficou rolando por vários anos. Desde agosto de 2011, o Portus está sob intervenção federal (interventor é nomeado pela União para auditoria técnica na entidade) para corrigir e sanear o Fundo, garantindo a preservação dos direitos dos usuários.

Álbum de Fotos