Anemia Falciforme é tema de palestra na Câmara

A anemia falciforme se manifesta na maioria das vezes após os seis meses de vida do bebê

Compartilhe!

Curtir
Às 18h, na Câmara Municipal de Santos, no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, a médica Giuseppina Maria Patavina irá falar sobre a doença anemia falciforme que acomete a hemoglobina presente em nosso sangue, provocando alterações, mas que é muito frequente na população negra.

A palestra faz parte da Semana de Mobilização Pró-Saúde da População Negra que a Prefeitura de Santos abre nesta sexta-feira, 27 de outubro, e que acontece na Praça Mauá, a partir das 11h, em cumprimento a lei municipal nº 3.060/2014 de autoria do vereador e líder de Governo, Ademir Pestana (PSDB). 

A anemia falciforme se manifesta na maioria das vezes após os seis meses de vida do bebê, sendo o diagnóstico feito por meio do teste do pezinho, realizado ainda na primeira semana de vida.

A atual frequência, distribuição e causalidade das doenças mais incidentes na população negra e afrodescendente são influenciadas por características de ordem genética e, ainda fortemente, por fatores socioeconômicos que incluem o regime de escravatura vivida até o final do século XIX, e a posterior situação de exclusão social, de grande parcela dessa população presente em nossos dias.

Para Ademir Pestana, é imprescindível diminuir a vulnerabilidade da população negra, com políticas públicas especificas. Durante a campanha será distribuído material educativo dando orientações sobre a doença.

Na Praça Mauá haverá tendas prestando informações ao público e ainda aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A programação será estendida com apresentação do Grupo de Dança Cigana e oficina de Turbantes Rosângela. O evento  é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania (Seric), Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copire) e pelo Conselho Municipal de Participação da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial.



Álbum de Fotos