Adilson questiona Prefeitura sobre política a usuário de droga e álcool

Requerimento de Adilson Junior quer saber sobre os avanços nos últimos dois anos

Adilson questiona Prefeitura sobre política a usuário de droga e álcool

O vereador Adilson Junior (PTB) apresentou requerimento em Plenário, questionando a Prefeitura a respeito dos avanços implementados, nos últimos dois anos, nas políticas de assistência aos usuários de drogas e álcool. Para o vereador, o aumento da população de rua está relacionado, também, com a dependência química. “Em que pese o desemprego empurre muita gente para viver à margem da sociedade, as drogas e o alcoolismo são gatilhos para a vida nas ruas”, afirma o vereador. “Santos sofre com isso e a população precisa acreditar que o poder público tem atuado”, completa Adilson Junior.

Em Santos, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), órgão consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas sobre drogas apontou que, em agosto do ano passado, havia cerca de 800 pessoas em situação de rua na cidade sem, entretanto, estimar o número de usuários de drogas.

Programa Polêmico: O primeiro programa de redução de danos realizado em Santos, em 1989, dividiu opiniões: foi visto como polêmico, por prever a distribuição de seringas, além da higienização dos itens utilizados por usuários, acompanhamento para redução gradual do consumo e, em longo prazo, a reinserção na sociedade. O foco era a redução da propagação da Aids, cuja escalada era rápida e acentuada.

A Política Nacional Antidrogas define, desde 2005, que a União deve, por meio de um sistema nacional, articular, integrar, organizar e coordenar as políticas de prevenção, atenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas. O fato de estados e municípios serem os executores dessas políticas também motivou a apresentação do requerimento, uma vez que essas ações merecem atenção de toda a sociedade e, em especial, do Poder Legislativo.

Assessoria do Vereador Adilson Júnior (PTB)
adilsonjunior@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-5707 – 3211-4100 (ramais 4132 / 4166 / 4213)

Álbum de Fotos