A "Santa" venceu e permanecerá onde está desde 1951

Manifestação em favor de imagem começou na Câmara

1 curtiu

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, conhecida pelos portuários como a “Santa”, permanecerá no local original no Porto de Santos. O vereador Benedito Furtado (PSB) soube da decisão por meio de um telefonema da própria Codesp, em primeira mão, no dia 23/09/11. A estatal resolveu manter o monumento no local devido às manifestações da comunidade e em respeito a crença religiosa depois do vereador Benedito Furtado (PSB) ter se manifestado no plenário da Câmara e mobilizado vários sindicatos do setor portuário.  “Ouviram o Bispo, o Papa, digo o prefeito e não ouviram a comunidade portuária”, disse o vereador por meio de Requerimento. Outro pedido feito pelo vereador, foi pelo tombamento da praça, juntamente com a imagem.

A partir do Requerimento pedindo pela permanência, começaram as manifestações em favor da imagem nas redes sociais do parlamentar. Grupos católicos também foram à Câmara para fazer protesto e outros vereadores saíram em defesa pela permanência da Santa. Localizada na praça junto ao Armazém VII-A, próximo ao Teminal de Passageiros, em Outeirinhos desde 1951, o remanejamento foi proposto como parte de reordenamento, elaborado pela estatal.

O espaço onde a imagem se encontra seria incorporado ao Terminal de Passageiros, uma forma de compensar áreas devido a instalação durante a construção da Perimetral. Para o vereador Furtado, a decisão mostrou que a direção da Codesp teve o bom senso em respeito à história e a tradição religiosa.

Assessoria de Gabinete

Vereador Bendito Furtado