Vereador quer investigação

Denúncia foi publicada em revista

Compartilhe!

Curtir
“A corrupção das empreiteiras que sustentam campanhas políticas é que está atrás desses interesses”. “O projeto está nas mãos de técnicos da Dersa, que são corruptos, financiados e patrocinados por grandes empreiteiras. O patrimônio deles é incompatível com o salário mensal. Todos entraram como empregados e estão ricos”.

Estas são algumas das declarações do engenheiro Catão Francisco Ribeiro a respeito da construção do túnel ligando Santos e Guarujá, publicadas pela Revista Carta Capital, edição de 25 de junho.

Diante da gravidade das denúncias, o vereador Evaldo Stanislau (PT) oficiou aos promotores de justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista (GAEMA), solicitando a juntada da reportagem ao Inquérito Civil nº 379/2010, que apura possíveis irregularidades no processo do túnel, e a adoção das medidas cabíveis.

Ao mesmo tempo, o parlamentar pretende convidar o denunciante a dar um depoimento a respeito. O engenheiro, especialista em pontes estaiadas, afirma que o abandono do projeto original, que contou inclusive de inauguração de maquete pelo então governador José Serra, em favor do túnel em outro local, além de significar o aumento brutal de custos, é uma estratégia do governo. “É o interesse do empreiteiro prevalecendo. São grupos que saqueiam o Estado com corrupção, patrocinados por agentes públicos corrompidos e interessados em criar dificuldades”.

A ponte, segundo Catão, custaria R$ 900 milhões, enquanto o túnel sairá por R$ 2,4 bilhões, no mínimo. Ainda de acordo com o engenheiro, existe também a intenção de a Dersa manter a travessia de balsas, que ele considera como “a mina de ouro” da empresa estatal. A reportagem da Revista Carta Capital termina com a seguinte declaração de Catão: “Eles sabem que a ponte é o certo e túnel é só ganhar dinheiro”.

Desde o início do processo, o vereador Evaldo Stanislau tem questionado a construção do túnel no local em que foi projetado, principalmente porque atrairá todo o tráfego de cargas para dentro da cidade, funcionando como um rodoanel ao contrário: em vez de facilitar o trânsito, criará o caos.

O parlamentar promoveu recentemente debate técnico sobre o túnel, ocasião em que foram apontados todos os erros graves do projeto da Dersa, evidenciando que a ligação teria necessariamente que ser construída na entrada de Santos, e não no bairro do Macuco.


Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890