Vereador quer fiscalizar navios que jogam água de lastro

Objetivo: diminuir poluição nas praias

O vereador Hugo Duppre pretende apresentar projeto na Câmara para o controle e a fiscalização dos navios que jogam a água de lastro no mar de Santos. O objetivo, segundo o vereador, é diminuir a poluição nas praias santistas.

De acordo com Duppre, em 2011, as praias de Santos estiveram 68% impróprias para banho, fato que motivou a proposta do parlamentar, com o intuito de melhorar a balneabilidade das praias.

A água de lastro é aquela recolhida no mar e armazenada em tanques nos porões dos navios, com o objetivo de dar estabilidade às embarcações quando elas estão navegando sem cargas.

O vereador explica ainda que, principalmente em alto-mar, um navio sem lastro pode ficar descontrolado, correndo até o risco de partir ao meio e afundar. Por conseguinte, a água de lastro compensa perda de peso de carga e de combustível, regulando a estabilidade e mantendo a segurança.

“É preciso aprimorar as medidas já existentes para controlar a poluição das praias de Santos e uma das maiores fontes poluidoras do mar santista é a água de lastro, que se transforma numa das grandes ameaças ao equilíbrio marinho, pois transporta organismos exóticos e causa danos aos ecossistemas marinhos, à saúde humana, à biodiversidade e às atividades pesqueiras, quando as embarcações despejam esses volumes de líquido no estuário de Santos”, disse.

VEREADOR HUGO DUPPRE - PSDB