Vereador faz balanço do primeiro mandato

Parlamentar comentou sobre atuação no Legislativo

Compartilhe!

1 curtiu
Ao longo dos últimos quatro anos, o vereador Zequinha Teixeira (PSD) apresentou, somente no Plenário da Câmara de Santos, 2068 trabalhos entre requerimentos, indicações e projetos. Além disso, diversas reuniões, audiências e vistorias completaram as ações do seu primeiro mandato.

 “Conseguimos realizar muita coisa. Atuamos forte nas questões do setor portuário e de comércio exterior, trouxemos milhões em emendas para o município e caminhamos diariamente ao lado da população, visitando os bairros e recebendo centenas de munícipes no gabinete”, afirmou Teixeira.

A atuação do parlamentar não se resumiu aos limites da Cidade. Zequinha Teixeira foi a Brasília diversas vezes em busca de solução para problemas envolvendo trabalhadores portuários por conta de situações que envolveram o comércio exterior e o Porto de Santos. “Conseguimos reverter demissões e atuamos junto aos órgãos da Receita Federal levando diversas considerações de especialistas e estudiosos neste setor. Realizamos várias audiências públicas e procuramos aproximar ao máximo o mandato do nosso porto”, explicou o vereador.

Entre os projetos apresentados, Zequinha Teixeira destacou o que combate e pune práticas de assédio moral no serviço público e o que criou o Fundo Municipal do Idoso. Além destes, comentou sobre o Projeto que permitiu que terminais de contêineres vazios operem 24 horas. “Quando assumi, um dos compromissos também era trabalhar em políticas e projetos voltados aos idosos. O projeto do Fundo Municipal do Idoso foi desenvolvido e absorvido pelo Poder Executivo. Posteriormente, o prefeito reapresentou o projeto com as nossas considerações. O importante é a população idosa estar um pouco mais amparada, e conseguimos este objetivo. Em relação aos terminais de vazios (DEPOTS) nós colocamos esta opção às empresas para que possam operar 24 horas. Isso faz com que se diminua o trânsito de caminhões pelas ruas e evita que os motoristas fiquem desamparados aguardando o horário de abertura destes terminais para fazer a devolução do equipamento, na maioria das vezes sem dormir e sem ao menos poder usar um banheiro”, comentou o vereador. Outro importante projeto também absorvido pelo Executivo foi o que fiscaliza e padroniza os reparos realizados por concessionárias de serviços nas vias e passeios públicos do município.

Emendas - Ao longo do primeiro mandato, anualmente Zequinha Teixeira distribuiu emendas parlamentares para os mais diversos segmentos, buscando abranger as ações do mandato e auxiliar a Cidade em importantes questões. “Fizemos uma grande destinação, por exemplo, para a Secretaria de Cidadania, que usou o recurso que destinamos para projetos como a “Praia Acessível”, que garante a acessibilidade na faixa de areia para que pessoas com mobilidade reduzida possam chegar ao mar. Conseguimos, também, ampliar o número de câmeras de monitoramento. Só com emendas do nosso gabinete foram 04 equipamentos. Colaboramos com veículos e com o canil da guarda municipal e com a estrutura da Casa dos Conselhos”, informou o vereador do PSD citando algumas de suas destinações.

Logradouros - Sancionado pelo Prefeito Paulo Alexandre, o projeto de lei do vereador obriga que placas de logradouros públicos contenham dados históricos do homenageado em questão, como profissão e data de nascimento e falecimento. "Esperamos que as novas placas a serem produzidas possam estar no novo modelo. Estamos trabalhando para que a lei seja cumprida. Temos modelos semelhantes no Rio de Janeiro. Falamos todos os dias os nomes destas pessoas e seria interessante que estas informações históricas fossem acrescentadas nestas placas", comentou Zequinha.

Aparecida – O bairro mais populoso de Santos também recebeu especial atenção do vereador. Além da completa reurbanização do entorno do Conjunto Habitacional Martins Fontes (Jaú), Teixeira trabalhou junto ao Prefeito para que a policlínica do bairro fosse reestruturada. “Antes tínhamos uma estrutura menor em um imóvel que era alugado. O novo equipamento foi construído especialmente para abrigar a policlínica, que ganhou, também, um espaço destinado a atividades para os idosos”, explicou o vereador.

Macuco/Estuário – Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratou assuntos relacionados a possíveis desapropriações por conta da construção de um túnel submerso ligando Santos ao Guarujá, Zequinha Teixeira trabalhou para que nenhuma moradia fosse desapropriada. “Jamais me posicionei contra o túnel e sim contra desapropriações de famílias que estão há mais de meio século naquela região. O local ideal para esta ligação, no meu entendimento, é na entrada da cidade”, explicou Teixeira, ressaltando, também, as diversas melhorias cobradas junto ao Executivo e que foram concretizadas para estes bairros como, por exemplo, as melhorias de iluminação e o desassoreamento do Canal da Bacia.

Melhorias - Todos os bairros de Santos receberam atenção de Zequinha Teixeira, que visitou e vistoriou os quatro cantos da Cidade. "Estivemos em muitos locais. Trabalhamos por todos os bairros. Não deixamos de atender nenhum munícipe que tenha nos apresentado problemas de interesse público de sua região. A cobrança é nossa. Mas quem executa é o Poder Executivo. Nós continuamos trabalhando para que os documentos e problemas apresentados no primeiro mandato, que ainda não foram atendidos, sejam solucionados o quanto antes", explicou Teixeira.

Em Andamento – Além dos trabalhos acima mencionados, o vereador fez questão de ressaltar que, mesmo com a troca de mandato, os projetos ainda em andamento continuarão sendo cobrados e fiscalizados pelo parlamentar. Entre os exemplos, citou a ampla da reforma da Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva e as melhorias de acessibilidade no entorno do conjunto BNH. “A reurbanização completa da praça ocorrerá por conta de verba do DADE, conseguida pelo prefeito após diversas reuniões realizadas com moradores do entorno e permissionários da feira de artesanatos que funciona no local. Já o projeto de acessibilidade e novos passeios, especialmente na Rua Vergueiro Steidel, ocorrerão após envio de emenda parlamentar que conseguimos junto ao Deputado Federal Goulart (PSD). Estamos trabalhando junto à Prefeitura para que a parte burocrática para o uso desta verba seja resolvida e o quanto antes os moradores e pedestres que circulam diariamente pela via possam ser beneficiados”, concluiu Zequinha Teixeira.

Os trabalhos em números:

2013
Indicações: 142
Requerimentos: 201

2014
Indicações: 85
Requerimentos: 226

2015
Indicações: 367
Requerimentos: 288

2016
Indicações: 376
Requerimentos: 325

Projetos 2013/2016 – Total: 58


Assessoria de Imprensa - Leonardo Dias
(13) 99126-5730 - leonardo@vereadorteixeira.com.br