Uma aula de cidadania e resistência

Chico Nogueira participou de manifestação a favor da educação

Trabalhar sem verbas e condições adequadas não é novidade para reitores, professores e pesquisadores das universidades públicas brasileiras. Esta é uma queixa recorrente, que acompanha a história de um país que ainda não se deu conta de que a saída para a inércia do desenvolvimento econômico e social de uma nação está na Educação.

“O Brasil viveu um breve período de avanço neste sentido, quando programas amplos, implantados por administrações democráticas, permitiram a formação de centenas de doutores, o avanço da pesquisa e o intercâmbio internacional de estudantes. Mas esse tempo, infelizmente, passou”, lembrou o vereador Chico Nogueira, ao manifestar apoio à iniciativa de e studantes, professores e representantes de movimentos sociais, que tomaram as ruas em todo o país, ontem (15), para protestar contra o corte de investimentos previsto pelo MEC.

Em abril, o governo anunciou um corte de 24,84% no orçamento de universidades e institutos federais, que totaliza R$ 1,7 bilhão. A decisão deve gerar uma crise social sem precedentes e afetar programas como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que apoia a permanência de estudantes de baixa renda na universidade; e o desempenho de pesquisadores bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao tratar a Educação como problema e considerar que estudantes motivados a lutar pelos seus direitos como “idiotas úteis”, o presidente da República Jair Bolsonaro convocou a população para ir às ruas e protestar com grande disposição contra o desmonte das instituições públicas de ensino superior.

“Com orgulho, participei do ato realizado em Santos, que reuniu 15 mil pessoas, entre representantes de movimentos sociais, estudantes de escolas públicas e particulares, alunos das Universidades Federal de São Paulo (Unifesp), Estadual Paulista (Unesp) e integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que também aderiram ao protesto”, finalizou o vereador, prometendo manter-se nesta luta, para que o governo federal repense e suspenda a decisão.

Assessoria de Imprensa do Vereador Chico Nogueira (PT)
Gisela Kodja
chiconogueira@camarasantos.sp.gov.br