Quilombos são reconhecidos como patrimônios históricos e culturais

1 curtiu
As áreas que abrigaram os quilombos do Pai Felipe do Jabaquara foram reconhecidas como patrimônios históricos e culturais de Santos. A Lei nº 4.144 que trata do assunto foi sancionada nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Rogério Santos. Durante o ato de assinatura, o chefe do Executivo anunciou que a área de um dos quilombos, onde atualmente está localizada a sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) se tornará um centro cultural.

“O Centro Cultural será uma homenagem à cultura negra, ao quilombo do Pai Felipe e às pessoas que formaram a cidade de Santos. Será um espaço cultural, de capoeira, do samba, onde vai resgatar as histórias do quilombo”, explica o prefeito.

O projeto de reconhecimento dos dois quilombos é de autoria do vereador Fabrício Cardoso (Podemos) e foi aprovado na sessão do último dia 27 de outubro na Câmara Municipal.

“Foi uma maneira que encontramos de deixar registrado para a história, para que jamais possamos esquecer o marco que eles foram, a quantidade de negros escravizados que abrigaram durante certo momento. Isso não pode se perder com o tempo e só ficar em uma lembrança”, disse o vereador.

A área do Quilombo do Pai Felipe se refere à face voltada ao bairro Vila Matias e as avenidas Rangel Pestana, Ana Costa e Dr. Waldemar Leão. O marco central simbólico das áreas serão as placas de identificação já existentes nos locais, bem como a palmeira-imperial, no caso do Quilombo do Pai Felipe.

Já o Quilombo do Jabaquara tem como referência a face do sopé voltada ao bairro Jabaquara e as ruas Dr. Gastão Vidigal, Professor Celso da Cunha Alves e Avenida Dr. Waldemar Leão.

Álbum de Fotos