Projeto poderá garantir até duas mil vagas gratuitas em academias de ginástica em Santos

Parceria com o Executivo visa a prevenção e promoção de saúde

O vereador Hugo Duppre (PSDB) teve encontro com o Prefeito Papa levando junto alguns dos principais proprietários de academias esportivas de Santos, como o Centro Olímpico e Unique. Na pauta, a discussão de uma proposta do vereador voltada para jovens, idosos, pessoas de baixa renda e em processo de reabilitação médica.

Hugo apresentou ao Prefeito um projeto de sua autoria que permuta o pagamento de IPTU e ISS por vagas nas academias de ginástica. A matéria, apresentada como anteprojeto, já está sob análise da Secretaria municipal de Finanças.

Segundo explicou o vereador, as academias de ginástica e esportes em geral, beneficiadas pela isenção dos impostos, poderiam ceder vagas gratuitas para idosos, portadores de necessidades especiais, enfermos, trabalhadores em recuperação e demais necessitados de condições físicas.

De acordo com Marcos Shomi, presidente da Associação dos Proprietários de Academias de Santos, se a matéria prosperar, poderia gerar até duas mil vagas dentro das academias de ginástica. “A idéia é propor uma parceria com a Prefeitura visando a prevenção e a promoção da saúde“, disse.
“Essa medida poderá colaborar com os programas municipais preventivos de saúde, proporcionando uma redução futura dos gastos públicos com a medicina curativa e em medicamentos, destacando a importância da atividade física e do controle do peso no tratamento, por exemplo, de hipertensão e diabetes e problemas cardiovasculares”, ressalta o parlamentar.

RESPALDO

O prefeito Papa disse que a matéria é “interessante pelo seu alcance e caráter social”, garantindo que vai estudar a proposta com as secretarias municipais de Ação Social, Saúde e Esporte. Ele lembrou ainda que a matéria vai de encontro a um projeto a ser lançado em breve pela Administração, que visa impulsionar a atividade física e o controle da saúde entre os santistas.

VEREADOR HUGO DUPPRE - PSDB