Parlamentar vivencia noite de abordagem social e acolhimento em Santos

Vereador Fabrício Cardoso (PSB) aponta necessidade realizar o direcionamento correto de doações

Curtir
Santos detém cerca de 45% das vagas de acolhimento existentes na Baixada Santista. Estima-se que aproximadamente 72% da população de rua é oriunda de outros municípios, sendo assim, apenas 28% são pertencentes a nossa Cidade.

Tendo em vista as constantes lutas do vereador Fabrício Cardoso (PSB) acerca dessa situação, no último FiscalizaSantos, o parlamentar vivenciou uma noite como Operador Social, acompanhando de perto o trabalho de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua, feito pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).

Para Fabrício, a esmola acaba estimulando a permanência dessas pessoas nas ruas, agravando o uso de drogas, e por vezes, as afastando do trabalho de resgate, ressocialização e recâmbio que o município oferta, visto que não existem ações coercitivas, ou seja, as equipes não podem agir contra a vontade dessas pessoas.

Pensando nisso, o vereador reforçou a importância das doações, por meio de suas redes sociais, desde que tenham o direcionamento adequado para o Fundo Social de Solidariedade ou Centro POP, equipamentos responsáveis por dar destino certo àqueles mais necessitados.

“Pessoalmente, o que mais me chamou atenção nas abordagens foi o cuidado de se manter um diálogo humanizado e "olho no olho", buscando criar um vínculo de confiança que se mostrou fundamental para que pudéssemos tirar quatro pessoas das ruas e levá-las ao abrigo de inverno da Prefeitura”, finaliza.

Serviço

Os munícipes podem auxiliar acionando a Abordagem Social (Secretaria de Desenvolvimento Social), por meio do telefone 0800-177766. A Central, gerenciada pela Secretaria de Segurança Pública, recebe ligações para orientações gerais e denúncias 24 horas por dia.

Caso o indivíduo precise de atendimento de urgência em saúde, deve ser acionado o Samu (192).

Assessoria de Imprensa do Fabrício Cardoso (PSB)

Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1- 3º. andar - sala 2 - Santos – SP
fabriciocardoso@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-5269 - 3211-4100 (ramais 4123 / 4155 / 4289)