Pagamento de tributos com cartão de crédito será discutido na Câmara de Santos

Quitação prevê convênio entre Prefeitura e Administradoras financeiras

A Receita Federal anunciou que os brasileiros que compraram produtos no exterior poderão, a partir de junho de 2012, pagar tributos aduaneiros com o cartão de crédito e de débito. No futuro, aceitará o cartão para pagamento de todos os tributos. A facilidade está sendo negociada com bancos e integra o pacote de simplificação tributária que vem sendo divulgado nos últimos dias.

A notícia foi bem recebida pelo vereador Hugo Duppre (PSDB) que tem proposta na Câmara criando uma nova modalidade de quitação para aqueles que devem tributos municipais (IPTU, ISS, ITBI, taxas, entre outros) utilizando cartões de crédito, mediante convênio entre Prefeitura e administradoras financeiras.

Segundo explicou o vereador, essa nova modalidade de quitação garante à Prefeitura o pagamento da dívida parcelada do contribuinte pela operadora do cartão de crédito, evitando que o devedor desista do cumprimento do parcelamento no decorrer do tempo, como normalmente ocorre nas dívidas fiscais.

Segurança para ambos

"Caso não haja atraso do contribuinte no pagamento do cartão de crédito na data de seu vencimento mensal, obviamente não haverá a incidência de juros e outros encargos moratórios. Por outro lado, o devedor, mesmo inadimplente com a administradora, poderá obter a certidão negativa de tributos municipais", disse o parlamentar.

Vereador Hugo Duppre - PSDB