O idoso e o futuro da cidade

Chico diz que problema exige política ampla e articulada

1 curtiu
Nesse Dia Internacional do Idoso, o vereador Chico Nogueira festejou a data e falou sobre o futuro de Santos que é, proporcionalmente, o município que tem o maior número de idosos do país e vai precisar de uma infraestrutura específica para atender a população da terceira idade que está por vir.

Hoje, 1 a cada 4 moradores da cidade está na faixa dos 60 anos e mais, ou seja, 90.281 santistas são idosos. A porcentagem é de 21,21% do total da população.

Segundo a Fundação Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados, em 2030, este percentual vai subir para 25,42% e seremos quase 111 mil idosos, com problemas e necessidades particulares, "e a cidade terá que se adequar para garantir uma velhice bem sucedida, especialmente, nas comunidades empobrecidas”, disse Chico Nogueira em seu pronunciamento.

Para contornar as consequências do envelhecimento populacional e evitar a sobrecarga do sistema de saúde - disse ele -  serão de fundamental importância a implementação de projetos voltados aos cuidados, esporte, alimentação, mobilidade e saúde.

A transição demográfica está em curso e, em Santos, ainda vai se expressar de forma mais intensa a partir dos próximos anos. "Face à sua dimensão, o problema exige uma política ampla e articulada entre diferentes segmentos da sociedade, que deve ser elaborada e realizada com urgência, de modo a se antecipar aos fatos”, concluiu o vereador.

Gabinete vereador Chico Nogueira

Álbum de Fotos