No dia da árvore, Duppre discute arborização em Santos

Qualidade do ar, desperdício de água, instalação de incinerador de lixo estavam entre os temas discutidos

Compartilhe!

Curtir

Uma das mais importantes bandeiras do vereador Hugo Duppre (PSDB) na Câmara de Santos é a questão ambiental. Duppre apresentou diversos questionamentos relacionados ao tema, como a instalação do incinerador de lixo, a fiscalização do descarte da lama retirada do fundo do estuário,  qualidade do ar  que segundo a Cetesb, é pior que Cubatão,  tratamento do esgoto que é despejado no mar através do Emissário, o desperdício de água através dos chuveirinhos da praia, além da retirada sistemática de areia das nossas praias.

Uma das principais questões dessa área diz respeito à incipiente arborização da cidade, bem como maus tratos cometidos contra as árvores da cidade. Dessa forma, Duppre discutiu dia 21 de setembro, Dia da Árvore, em Audiência Pública, no Legislativo, o tema arborização em Santos. Segundo o vereador, estudos feito pela UNISANTA apontam menos de um m2 de área verde na maioria dos bairros da cidade.

"Considerando 15 m2 recomendados pela Organização Mundial de Saúde, mas já existem estudos que apontam 32m2 como o ideal, os índices de Santos se tornam um caso de saúde pública. Isso porque, além do conforto térmico, a árvore minimiza a poluição sonora, a poluição atmosférica, aumenta a umidade do ar, além de alimentar os pássaros, contribuindo para o equilíbrio da fauna", disse o parlamentar.

Outro aspecto, de acordo com Duppre, é o da saúde. "Estudos recentes no Japão concluíram que um grupo de doentes que frequentava diariamente um bosque por duas horas, se recuperou mais rapidamente que um outro grupo com a mesma doença e que ficou somente no hospital. O motivo, segundo os pesquisadores, é uma substância produzida pelas árvores para se proteger do apodrecimento. A mesma substância também protege o homem das doenças".

"Na condição de presidente da Comissão Especial de Vereadores que cuida da arborização do Município não poderia deixar de discutir assunto tão importante. Até para subsidiar o projeto de arborização do Executivo".


VEREADOR HUGO DUPPRE - PSDB